Retorno presencial nas escolas da rede municipal de ensino de Petrolina começa dia 2 de agosto

As aulas presenciais em escolas da rede municipal de ensino na cidade de Petrolina, no Sertão Pernambucano, estão previstas para serem retomadas presencialmente a partir do dia 2 de agosto. Para esse retorno, será realizado um rodízio semanal com no mínimo 50% dos alunos de modo presencial.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cada grupo assistirá às aulas por uma semana nas unidades escolares, enquanto outra parte será assistida através do ensino remoto.

Seguindo o calendário, no 2 de agosto serão retomadas as aulas nas Escolas de Tempo Integral do município. No dia 9, será a vez das turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano. Já no dia 16, os alunos do 4º, 5º ano e EJA terão início presencialmente. No dia 23, as turmas do 1º, 2º e 3º ano. Em 30 de agosto, os estudantes de 4 e 5 anos da Educação Infantil, e no dia 6 de setembro as crianças de 0 a 3 anos.

A volta às aulas está prevista para ocorrer de forma gradual, seguindo o cronograma da Secretaria de Educação e o Protocolo Sanitário, desenvolvido em conjunto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Ministério Público.

O plano de retorno das aulas também contempla, além do protocolo no âmbito da saúde, orientações pedagógicas e jurídicas para a reabertura das escolas.

“A volta às aulas acontecerá por etapas e com toda a segurança para que os nossos alunos recomecem a rotina escolar de forma presencial com proteção e infraestrutura necessária”, afirma o secretário de Educação Plínio Amorim.

A retomada das aulas de forma presencial será opcional para os alunos, cabendo aos pais ou responsáveis legais, em comum acordo com a escola, decidirem pela permanência do estudante em atividades não presenciais. Os gestores também estão sendo orientados pela Secretaria de Educação do município a prestar esclarecimentos sobre qualquer dúvida pertinente às aulas presenciais.