ONG vai construir 59 cisternas para famílias na zona rural de Triunfo

Uma Organização Não Governamental (ONG) vai construir 59 cisternas na zona rural de Triunfo, no Sertão de Pernambuco. O projeto vai levar acesso à água potável para cerca de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade.

A ação é promovida pela “Habitat para a Humanidade Brasil” em parceria com a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra da Baixa Verde (Adessu). As obras começam na segunda-feira (12) e segue ao longo do mês de julho.

“Nós priorizamos o atendimento a famílias lideradas por mulheres e com crianças, idosos ou pessoas com problemas de saúde e deficiências morando na casa. Mas o principal critério é que sejam famílias em área rural, sem acesso a água, que recebam até 2 salários mínimos de renda familiar mensal. A mudança na qualidade de vida para as famílias é imediata”, afirma Mohema Rolim, Gerente de Programas da Habitat para a Humanidade Brasil e responsável pelo projeto.

Sobre as cisternas

As cisternas são feitas com placas de concreto com capacidade de armazenar até 16 mil litros d’água, o que é suficiente para manter uma família de quatro pessoas abastecida com água potável pelo período de um ano. Quando chove, a água cai na calha do telhado, desce pela tubulação e chega até o reservatório. Nas épocas de seca, basta usar a bomba e retirar água potável pronta para consumo, alimentação e agricultura. De acordo com a ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), ainda existe um deficit de 350 mil cisternas para que o acesso à água potável seja universalizado na região.