Novo lote com 83.070 unidades da Pfizer chega a PE para aplicação da primeira dose contra Covid

Pernambuco recebeu, nesta quinta (8), mais 83.070 unidades da vacina da Pfizer. Com esse novo lote, o governo pretende fazer a aplicação da primeira dose em quem ainda não iniciou o esquema vacinal contra a Covid-19. As novas unidades foram desembarcadas no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre/Guararapes, na Zona Sul da cidade, por volta das 17h.

As novas doses estavam em 12 caixas térmicas. O novo lote seguiu para o processo de checagem e armazenamento na sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), na Zona Norte da cidade.

De lá, as vacinas serão enviadas, na manhã de sexta-feira (9), para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). As unidades de Pfizer ficarão à disposição para a retirada pelos gestores municipais.

O objetivo, segundo o governo, é continuar avançando na imunização de acordo com a realidade e dinâmica de cada município.

Por meio de nota, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que a vacinação “tem gerado uma queda significativa da procura por leitos de UTI”.

No entanto, segundo o gestor, “é preciso incentivar as pessoas a tomar a primeira dose e também levar aquelas que já iniciaram o processo de imunização a buscar a segunda dose”.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 18 de janeiro de 2021, Pernambuco recebeu 5.834.200 doses de imunizantes. Foram 2.867.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.141.960 unidades da Coronavac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.