Professores solicitam do prefeito de Sertânia que decrete fechamento das escolas estaduais no município

 

Na última segunda-feira (07), os professores das escolas estaduais em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, entregaram ao prefeito Ângelo Ferreira, um documento onde “apelam” para que o gestor determine o fechamento das referidas escolas no âmbito do município, dada a gravidade nos números de casos da pandemia da Covid-19, fato inclusive, reconhecido pelo próprio prefeito em entrevista aos meios de comunicações do Estado.

Argumentam os professores de que se trata de um momento crítico no município, com relação ao alto contágio entre as pessoas, e as escolas abertas seriam locais propícios para espalharem ainda mais o vírus, sendo, portanto, necessária essa medida extrema até que se diminuam os casos.

Sabe-se que, constantemente, estão sendo noticiados casos de óbitos de sertanienses e o alto número de novos casos da Covid-19 e tal medida seria coerente com as demais que já foram tomadas pelo próprio município com relação às escolas municipais, as quais estão fechadas há mais de um ano, funcionando apenas por meio de aulas remotas. 

Segundo o professor Janilton Ferreira, após entregar a solicitação, o prefeito foi receptivo ao pleito, no entanto, disse que não irá interferir nessa questão, preferindo conversar com o gestor da Gerência Regional de Educação em Arcoverde para ver a possibilidade daquele órgão acatar a recomendação que consta no seu último decreto.

Nesta quinta-feira, às 11 horas, os professores irão à rádio Sertânia FM, explicar qual é a preocupação dos docentes com relação à questão dessas escolas abertas no tocante à pandemia.

“O momento é de muita prevenção, vidas estão sendo perdidas e o ambiente escolar deverá ser sempre permeado de um bom convívio com aprendizado harmonioso e o momento para isso está adverso para o presencial, devendo-se optar pelo o ensino remoto e assim levar com segurança todo o aprendizado que requer os nossos jovens”, disse um professor.

A reivindicação é mais que justa, haja vista o bom senso do gestor municipal. Ficar em casa ainda é a melhor opção para se preservar vidas.

Tribuna do Moxotó