Para 50%, Bolsonaro é ruim ou péssimo; 28% dizem ser ótimo ou bom, diz pesquisa PoderData

Poder360

O presidente Jair Bolsonaro é considerado “ótimo” ou “bom” por 28% da população brasileira e “ruim” ou “péssimo” por 50%, de acordo com pesquisa PoderData realizada entre os dias 21 a 23 de junho. As duas taxas variaram negativamente na margem de erro, de 2 pontos percentuais, em relação a duas semanas antes.

A fatia dos que avaliam o presidente da República como “regular” oscilou de 17% para 19%, também na margem. Os que dizem não saber como responder são 3%; há 15 dias, eram 1%.

As variações indicam um quadro estável. A taxa de avaliação positiva de Bolsonaro tem variado na faixa de 24% a 30% desde o final de março.

Nessas duas semanas em que as taxas oscilaram na margem de erro, o país teve manifestações expressivas a favor e contra a gestão palaciana atual. Em 12 de junho, o presidente participou de um desfile de motos em seu apoio, em São Paulo. No sábado (19), opositores do governo realizaram protestos em várias cidades pedindo a saída do presidente e a aceleração da vacinação.

O Brasil também atingiu neste período a marca de 500 mil mortes pelo coronavírus. Dados da pandemia indicam que o país ultrapassou a Índia e hoje é o líder na média móvel de mortes diárias pela Covid-19.

O resultado desta pesquisa também captou em parte o impacto do episódio de quando o presidente irritou-se com uma jornalista da TV Vanguarda, afiliada da Globo em São Paulo, ao sair de um evento em Guaratinguetá (SP) na segunda-feira (21). Usando palavrões, Bolsonaro tirou a máscara e mandou a repórter Laurene Santos “calar a boca”.

Esta rodada do PoderData marca uma interrupção na curva de avaliação positiva, que vinha apresentando tendência de alta desde o meio de março.

Esta pesquisa foi realizada no período de 21 a 23 de junho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 445 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.