Vacinado, Lula chega a Brasília para reuniões políticas

Na tentativa de ampliar e compor novas alianças, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em Brasília nesta segunda-feira (03) para iniciar um roteiro de reuniões e conversas com lideranças e parlamentares de espectros políticos diferentes. O petista já foi vacinado com a 2ª dose da Coronavac, e segundo o jornal O Globo, ele veio acompanhado de outros membros do partido, como o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

De acordo com nota divulgada pelo diretório nacional do PT, o ex-presidente desembarca em Brasília com a “missão central” de “articular o auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia para os mais pobres”. A presidente do partido e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que garantir um valor emergencial de R$ 600 “não afeta as finanças brasileiras”.

O ex-presidente já conversa há semanas, de forma virtual, com parlamentares como os deputados como Rodrigo Maia (DEM), Baleia Rossi (MDB), Marcelo Ramos (PL), e com o presidente do PSD, Gilberto Kassab. O único partido do Centrão com que Lula ainda não teria estreitado contatos, de acordo com a coluna, seria o PP, também aliado do presidente Bolsonaro.

O jornal também revelou, nesta segunda-feira, que as reuniões de Lula podem incluir também seu ex-aliado e líder do PL, Valdemar da Costa Neto, hoje mais próximo do presidente Bolsonaro. Outra reportagem do O Globo, de sábado (1º), também diz que o petista se reunirá com o ex-presidente José Sarney (MDB). De acordo com aliados entrevistados pelo jornal, o ex-presidente tem “evitado” conversas sobre as eleições de 2022, e ainda acha que é “prematuro” negociar alianças políticas em meio à pandemia.