Pernambuco distribui novas doses de Coronavac para 129 municípios

O Governo de Pernambuco distribui, na manhã desta quinta (20), 58.660 vacinas do estoque estratégico estadual para que os municípios avancem na finalização dos esquemas vacinais dos pernambucanos. A divisão foi realizada pelo critério populacional e as doses irão para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficarão à disposição das secretarias de Saúde municipais. Após a entrega desta remessa, 103 cidades pernambucanas zeram o déficit de doses da Coronavac para a segunda aplicação.

A medida foi acertada em reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE). A Secretaria Estadual de Saúde também pediu aos municípios que possuem sobra da Coronavac/Butantan, e que já finalizaram os esquemas vacinais das suas populações, disponibilizem estas doses ao PNI-PE para redistribuição às cidades com falta de segunda dose. Ainda ficou pactuado que o déficit remanescente, de 46.323 doses para 82 municípios, será mais uma vez solicitado ao Ministério da Saúde.

Durante a reunião com os secretários municipais de Saúde, também ficou acordado que os municípios poderão avançar na imunização do grupo de comorbidades e das pessoas com deficiência, ampliando faixas etárias de acordo com a realidade de cada cidade e a disponibilidade de doses. A decisão foi tomada pela baixa procura desses públicos. Antes da pactuação, estavam sendo atendidas as pessoas com comorbidades até 50 anos e as com deficiência apenas se cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).