Redução no envio de doses de vacinas vai comprometer andamento da vacinação em PE

A redução dos lotes de vacinas contra a Covid-19 que vão chegar a Pernambuco, na sexta (23), deve comprometer o andamento da imunização no estado. Em pronunciamento transmitido na internet, nesta quinta (22), o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que a nova remessa tem 91.600 doses a menos do que o previsto.

O problema, segundo Longo, deve ter impacto no término da imunização de idosos e no início da vacinação de quem tem doenças pré-existentes.

A nova remessa tem 142.150 doses de vacinas. São 113.750 da Oxford/AstraZeneca e 28.400 da CoronaVac/Butantan. O estado disse que eram esperadas pelo menos 120 mil doses do segundo tipo de imunizante.

As vacinas são para pessoas a partir dos 60, trabalhadores de saúde e trabalhadores de força de segurança e salvamento. O secretário demonstrou preocupação com a quantidade e cobrou esclarecimentos do Ministério da Saúde.

“Pelos comunicados e entregas anteriores, eram esperadas ao menos 120 mil doses de CoronaVac/Butantan e estamos recebendo menos de 30 mil doses, amanhã. É um fato preocupante. Essas doses estavam reservadas para a segunda dose da população”, afirmou.