Governo Federal reconhece situação de estiagem em Flores e mais 53 cidades de PE

Após uma portaria publicada na edição desta quinta-feira (29), no Diário Oficial da União, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu situação de emergência por causa da estiagem em 54 cidades do Sertão de Pernambuco. Na última quarta-feira (28), o MDR já havia reconhecido a situação em 55 municípios do Agreste.

De acordo com as informações, com a atualização desta quinta, três em cada cinco cidades pernambucanas registram situação de emergência por causa da estiagem.

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, informou que a escassez de recursos hídricos das áreas afetadas atinge mais de 20% da população, causando danos à agricultura e à pecuária.

Além disso, com a publicação do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres. A equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria com a especificação do valor a ser liberado.

Veja a lista das 15 cidades do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi. Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.