Auxílio emergencial poderá ser movimentado por meio de PIX, informa BC

Nesta quinta-feira (22/04), o Banco Central informou que o PIX poderá ser usado para movimentar as novas parcelas do auxílio emergencial. A funcionalidade, no entanto, só vai ficar disponível com a liberação dos saques imediatos, tendo em vista o calendário antecipado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Ou seja, as transferências por meio do PIX serão permitidas a partir do dia 30 de abril de 2021, levando em conta o mês de aniversários dos beneficiários.

Entretanto, o Banco Central informou que existe uma exceção à regra: não será permitida a transferência via PIX para contas com a mesma titularidade. "Tal excepcionalidade se faz necessária visando a proteção dos usuários, uma vez que tais recursos não podem ser objeto de descontos ou de compensações que impliquem a redução do valor do auxílio", complementou o BC em comunicado feito nesta quinta, dia 22 de abril de 2021.

Auxílio emergencial: transferências via PIX serão liberadas a partir do dia 30 de abril.

Para quem não faz parte do Bolsa Família, o calendário do auxílio emergencial foi organizado em duas fases diferentes. Os pagamentos, em primeiro momento, serão depositados nas poupanças sociais digitais. Quando as parcelas forem devidamente pagas, os beneficiários terão direito de efetuar compras pelo aplicativo Caixa Tem, bem como gerar cartão virtual de débito. As informações é de Bruno Destéfano do Concursos no Brasil.