Presidente da República tem a legitimidade de substituir ministros, diz líder

O líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), rechaçou as dúvidas levantadas durante sessão do Senado nesta terça-feira (30) sobre a manutenção do regime democrático pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo o líder, o presidente da República tem a legitimidade de fazer mudanças na equipe de governo para melhorar as ações que são exigidas pela população. “É prerrogativa do presidente da República substituir ministros de Estado, seja da Defesa ou da Justiça”, afirmou, acrescentando que o funcionamento dos poderes da República é o que assegura o pleno exercício da democracia.

“O presidente Jair Bolsonaro tem reiterado o seu compromisso com a manutenção do regime democrático. Fez isso recentemente, quando convocou as instituições para uma mobilização nacional de enfrentamento da pandemia”, disse.

“Não podemos aceitar as dúvidas que estão sendo suscitadas de que o presidente da República esteja a tramar qualquer tipo de atalho ao texto constitucional. Portanto, quero repelir veementemente as considerações feitas por alguns companheiros no plenário do Senado.”

Fernando Bezerra Coelho também destacou a sua trajetória política e o compromisso do MDB, partido ao qual é filiado, com o regime democrático. “Cada um de nós tem uma trajetória. Tenho a minha. Participei da Constituinte de 1988. Sou líder do governo no Senado Federal e filiado ao partido que restaurou as franquias democráticas, o MDB. Temos compromisso com a manutenção do regime democrático.”