Potencial de voto de Lula é maior do que de Bolsonaro, diz Ipec

Em levantamento feito pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), entre os dias 19 e 23 de fevereiro, o potencial de voto do ex-presidente Lula superou o do presidente Jair Bolsonaro.

Na pesquisa de potencial de voto, o nome de cada possível concorrente é apresentado ao entrevistado, que é questionado se votaria nele com certeza, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece suficientemente para responder. A soma do “votaria com certeza“com o “poderia votar” é o potencial de voto

Ao todo 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse à Presidência em 2022, e 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum. Bolsonaro ficou com 38% no potencial de voto (38%), e 56% de rejeição.

A pesquisa analisou o potencial de voto de 10 candidatos. Lula foi o único que ficou acima de Bolsonaro.

Lula está impedido, pela Lei da Ficha Limpa, de concorrer em 2022, mas seus advogados têm tentado anular as sentenças. O ex-presidente negou que tenha intenção de se candidatar.

Leia os resultados do potencial de voto:

Rejeição

Empatados tecnicamente com os 56% de Bolsonaro no quesito “não votaria de jeito nenhum” estão Marina, com 59% de rejeição, Huck, e Doria, com 57%, Ciro, com 53% e Haddad, com 52% de rejeição.

Bolsonaro encontra mais simpatizantes entre evangélicos (53% de potencial de voto), moradores da região Sul (46%) e na faixa de renda entre dois e cinco salários mínimos (45%).

O Ipec é a nova empresa de pesquisas comandada por Márcia Cavallari, que foi CEO do Ibope por 10 anos. A empresa ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios do País. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

O Poder 360