Fifa lista em grupo das eliminatórias país que não existe

Quem entra no site da Fifa para verificar os grupos das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, que começam nesta quarta-feira (24), verá que um deles, o C, traz um país que não existe.

Junto com a Itália, a Irlanda do Norte, a Bulgária, a Lituânia e a Suíça aparece nessa chave, de forma bizarra, o Estado Livre Irlandês.

O Estado Livre Irlandês existiu, sendo regido por uma monarquia, de 1922 a 1937, quando se tornou uma república, a Irlanda.

Não se deve confundir com a Irlanda do Norte, que faz fronteira com a vizinha mas que permaneceu, depois da Guerra da Independência da Irlanda (1919-1921), vinculada ao Reino Unido, junto com Inglaterra, Escócia e País de Gales.

O curioso é que a Fifa nem pode alegar que houve confusão, tendo sido incluído o antigo nome da Irlanda no lugar do atual, pois a atual Irlanda está em outro grupo, o A, das eliminatórias da Europa, que reúnem seleções de 55 nações em busca de 13 vagas para o Mundial.

Cinco grupos (do A ao E) têm cinco países, e os outros cinco (do F ao J), seis países.

O Grupo C, onde figura o finado Estado Livre Irlandês, terá nesta quinta-feira Itália x Irlanda do Norte e Bulgária x Suíça. No domingo os duelos são Bulgária x Itália (com transmissão do canal Space, às 15h45) e Suíça x Lituânia. E na quarta da próxima semana jogam Lituânia x Itália e Irlanda do Norte x Bulgária.

O Estado Livre Irlandês, correta e obviamente, não aparece na tabela de jogos; tão somente, grotescamente, na seção de classificação.

É questão de tempo para a Fifa corrigir o erro, mas a gafe, que rendeu neste espaço uma pitada de história da Europa, está registrada.