Manifestantes vestidos de jacaré realizaram um ato-performance na Praça dos 3 Poderes, em Brasília, neste domingo (31). Eles protestavam contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a favor da vacinação anticoronavírus.
Os trajes de jacaré se referem a uma declaração dada por Bolsonaro em 17 de dezembro. Neste dia, o presidente criticou imunizantes contra o coronavírus. “Se você virar um jacaré, problema de você”, disse sobre aqueles que tomassem as vacinas.
Há duas vacinas sendo usadas no Brasil até o momento: a CoronaVac, que não teve nenhum efeito adverso grave observado nos estudos clínicos, e a AstraZeneca, que teve menos de 2% dos participantes relatando efeitos adversos graves.
Menos de 30 pessoas participaram do ato. Eles tocaram 6 músicas com instrumentos musicais e o protesto foi encerrado.
Mais cedo, manifestantes ligados ao movimento “Stop Bolsonaro Mundial” se reuniram na Alameda das Bandeiras em frente ao Congresso Nacional, em Brasília (DF). Durante o protesto, houve um ato performático seguido de uma carreata.
No ato cênico, um grupo colocou sacos no rosto e deitou o chão para simular as vitimas fatais de Manaus, que morreram por falta de oxigênio em meio ao colapso do sistema de saúde do Estado do Amazonas. Houve ainda outros participantes que usaram leite condensado e notas falsas de dinheiro para protestar.PENoticias