Neste domingo acontece o segundo dia do Enem digital

Neste domingo (07) acontece o segundo e último dia de provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos terão 5h para responder 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). No País, no último domingo, quando começou a avaliação, 34.590 candidatos fizeram os testes de redação, linguagens e ciências humanas (de um universo de 93 mil inscritos).

Em Pernambuco, dos 2.700 candidatos, somente 973 compareceram no primeiro dia do Enem digital. No Estado há aplicação de provas no Recife, em Caruaru (Agreste) e em Petrolina (Sertão). São 53 locais de exame, realizados em 29 laboratórios de informática. Embora seja feito pelo computador, os inscritos têm que comparecer aos prédios designados pelo Inep.

Os portões abrem também às 11h30 e fecham às 13h. O exame vai das 13h30 às 18h30. As questões objetivas são todas marcadas na tela e os participantes não precisam preencher o cartão-resposta à mão. Os candidatos podem levar caneta preta, fabricada em material transparente, para fazer cálculos. Eles receberão uma folha de rascunho, caso desejem.

É preciso, novamente, usar máscaras durante a realização das provas, por causa da covid-19. É obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto (não pode carteira de estudante).

As notas do Enem digital poderão ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Na noite de domingo o Inep vai divulgar os cadernos de provas, logo após o fim das aplicações. Os cadernos estarão disponíveis no site do Inep. Os gabaritos oficiais serão divulgados até 10 de fevereiro.

REAPLICAÇÃO

Pessoas que não puderem participar do segundo dia de provas por estarem com covid-19 têm até as 12h deste sábado para solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro. A solicitação deverá ser feita pela Página do Participante.

O Inep informa que os inscritos que apresentarem sintomas ou tiverem o diagnóstico na véspera (após as 12h) ou no dia da prova “não deverão comparecer ao exame, primando pela segurança e pela saúde coletiva”.

Nesses casos, informa o Inep, os participantes também poderão solicitar a reaplicação na próxima semana, entre segunda (08) e sexta-feira (12). Vale destacar que não haverá reaplicação digital. Será apenas no modelo impresso. 

No edital do Enem, são consideradas doenças infectocontagiosas para fins de solicitação da reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Em casos de covid-19, o resultado do exame positivo para o coronavírus poderá ser utilizado para a comprovação.