Culto em igreja no Recife tem aglomeração e pastores e público sem máscara

Um culto realizado no Recife, na noite da quinta-feira (18), provocou aglomeração na Igreja Evangélica Internacional El Shadday, no Ibura, na Zona Sul da cidade. O evento teve como atrações os pastores Renállida Carvalho e Leonardo Sale. Imagens postadas na rede social da pastora mostram uma fila imensa de pessoas aguardando para entrar no local. A igreja está lotada de fiéis, muitos deles sem máscara.

Em postagens no Instagram, Renállida Carvalho aparece divulgando o evento do qual participou, disponibilizando um número de celular para que as pessoas consigam conquistar as últimas vagas abertas para o culto.

Com a legenda “Corre que ainda dá tempo”, a pastora postou imagens da longa fila que se formou em frente à igreja antes do início do culto.

Em outro vídeo publicado na rede social dela, é possível ver Renállida e Leonardo, sem máscara, dentro da igreja, durante o culto.

As imagens mostram o local lotado, com muitas pessoas sem máscara ou usando o item de proteção de maneira incorreta, sem cobrir o nariz e a boca, para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Em outro momento do vídeo, a pastora aparece de mãos dadas com uma mulher que está na plateia, visivelmente emocionada, ambas sem máscara.

Há, inclusive, grávidas no local, sem respeitar o distanciamento de 1,5 metro, conforme recomendado pelas autoridades de saúde devido à pandemia da Covid-19.

Respostas

A Prefeitura do Recife informou, por meio de nota, que “toda a fiscalização do cumprimento das medidas de isolamento fica a cargo do governo do estado”.

Também por meio de nota, o Procon Pernambuco afirmou que “não recebeu nenhuma denúncia sobre esse evento realizado na igreja”. Ainda disse que, nesse caso, “o órgão não poderia atuar porque não há relação de consumo”.

No comunicado, o Procon Pernambuco declarou que, se “recebesse a denúncia, encaminharia para os órgãos competentes, nesse caso a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária, já que o ato está ameaçando a saúde pública”. A PM informou, por nota, que não registrou esse caso de aglomeração.

G1