Veja quando e como será o início do ano letivo em escolas de Pernambuco

Nesta semana começa o ano letivo de 2021  para algumas redes de ensino. Pernambuco tem mais de 2 milhões de alunos na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), em escolas públicas e privadas.

Os colégios municipais concentram mais estudantes, cerca de 1,1 milhão. Na rede estadual estão matriculados 575 mil alunos. As escolas privadas somam 400 mil estudantes.

Devido à covid-19, as aulas, em vez de serem totalmente presenciais, como ocorria antes da pandemia, agora as atividades já se iniciam no modelo híbrido, que intercala aulas nos colégios e em casa, remotamente.

Nesta semana deve haver posicionamento do governo de Pernambuco sobre a liberação ou não de aulas presenciais em escolas públicas da educação infantil e do ensino fundamental.

Veja, abaixo, como será o começo do ano letivo em Pernambuco:

Rede privada

Todas as etapas da educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – estão autorizadas a terem aulas presenciais. Na maioria das escolas, o ano letivo começará esta semana. Como há limitação de espaço físico por causa do distanciamento e existem famílias que preferem manter os filhos em casa, o modelo no retorno será o híbrido (atividades presenciais e remotas). São cerca de 400 mil estudantes

Rede estadual

Os 150 mil alunos do ensino fundamental começarão o ano letivo quinta-feira (04). Por enquanto não há autorização do governo de Pernambuco para aulas presenciais para esses estudantes. As aulas, portanto, serão apenas remotas. Mas nos próximos dias a Secretaria Estadual de Educação deve anunciar novidades sobre o assunto

Para o ensino médio, que soma cerca de 303 mil adolescentes e jovens, está liberado o ensino presencial. As aulas terão início também quinta-feira (04), no formato híbrido. Estudantes escolherão se querem voltar presencialmente para as escolas ou vão manter os estudos com atividades online. Na quarta-feira (03), professores farão planejamento do ano letivo.

Redes municipais

Não há liberação do governo estadual para que os 1,1 milhão de alunos da educação infantil e do ensino fundamental retomem a frequência presencial nas escolas municipais. Somente o Comitê Estadual de Monitoramento da Covid autoriza isso. Cada município pode começar o ano letivo, mas por enquanto apenas de forma online. A expectativa é que haja anúncio esta semana de quando poderá voltar o ensino presencial nessas unidades.

No Recife,  o ano letivo de 2020 acabou na última sexta-feira (29). Professores e alunos, portanto, estarão de férias. O ano escolar de 2021 deve começar na primeira semana de março.

Regras

Escolas que vão oferecer ensino presencial devem seguir o protocolo sanitário para área educacional, elaborado ano passado pelo governo estadual. Veja algumas regras

Bancas devem ficar distantes 1,5 metro umas das outras, na sala de aula

Parques infantis devem ter o uso suspenso

Uso de máscara é obrigatório para alunos, professores e funcionários

Deve-se manter lugares fixos para os estudantes em sala de aula

Pias e álcool 70% devem ser ofertadas para limpeza das mãos de todos da comunidade escolar

A limpeza e desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, teclados, maçanetas, botões), assim como das salas e banheiros, deve ser reforçada.PENoticias