Parques e praias do Recife recebem ações da campanha Bora se Cuidar no fim de semana

O combate à disseminação da covid-19 ganhou ainda mais força neste final de semana. A campanha educativa Bora se Cuidar, realizada pela Prefeitura do Recife, que já vinha sendo realizada nas praias da cidade, chegou aos parques da Jaqueira, Treze de Maio, Santana, Macaxeira, Caiara e Dona Lindu, envolvendo cerca de 150 profissionais. No sábado (23) e domingo (24) a ação reforçou a orientação e conscientização ao cumprimento das medidas e protocolos sanitários necessários contra o novo coronavírus. Ao todo, foram distribuídas 3 mil máscaras para quem ainda não tinha o equipamento.

No Parque Santana, a professora Paula Sales, de 30 anos, estava passeando com a sua filha Maria, de 1 ano, e reforçou que as pessoas precisam pensar mais no coletivo. “No meu caso, com uma bebê novinha em casa, ter a opção de um passeio no parque é essencial. Mas para isso é importante que as pessoas continuem se cuidando e cuidando do próximo”. Compartilhando do mesmo pensamento, o casal Pedro Silva, de 30 anos, e Mayara da Conceição, de 25, afirmaram que para sair de casa, só de máscara. “É obrigação de todo mundo, né? Estamos nessa situação e precisamos sair dela, mas só é possível se todo mundo se cuidar”, disse Pedro.

A campanha Bora se Cuidar conta com a atuação de promotores com placas educativas, arte-educadores e aplicação de adesivos com o QR code nos quiosques e cardápios dos comerciantes. Também foram colocados banners nas entradas dos equipamentos e placas nos parques infantis. Das 3 mil máscaras entregues, mil estão sendo distribuídas nos parques e 2 mil nas praias recifenses.

A iniciativa é parte do esforço da Prefeitura do Recife no controle da disseminação da Covid-19 nas áreas públicas da cidade e envolve as secretarias municipais de Saúde; Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; e Governo, além do Gabinete de Comunicação e Guarda Municipal. Também conta com o apoio do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Saúde, Apevisa, Procon, Polícia Militar de Pernambuco, entre outros.

Acessando a plataforma da campanha divulgada com o QR code, a população recebe informações sobre a importância do uso de máscaras, manter distância de 1,5 metro entre as pessoas e a lavagem das mãos ou a utilização do álcool em gel sempre que necessário.

PRAIAS – Neste sábado (23) e domingo (24), a Vigilância Sanitária (Visa) do Recife realizou inspeção em 15 quiosques, 427 barracas padronizadas e 113 comerciantes ambulantes. Nas abordagens educativas, os inspetores passaram orientações com relação às boas práticas de manipulação dos alimentos, bem como as medidas preventivas de enfrentamento ao novo coronavírus. Ainda foi feita a distribuição de material informativo sobre os cuidados com a covid-19 via QR Code, para evitar o contato físico da panfletagem. Durante a vistoria, agentes da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) também realizaram a distribuição de máscaras para ambulantes que não utilizam o equipamento de proteção individual e realizaram 16 notificações em barraqueiros que não estavam cumprindo os protocolos de segurança e apresentarem número de cadeiras superior a quatro, distanciamento entre os ombrelones menor que quatro metros, além da utilização de aparelhos de som.

Foto: Daniel Tavares/PCR/BlogfalaPE