Nordeste não promove nenhum time para a Série A do Brasileirão pela primeira vez desde 2014

A Série B chegou ao fim na última sexta-feira com um alerta para os clubes nordestinos. Pela primeira vez, em três temporadas, a região não promoveu time para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A Chapecoense arrematou o título no saldo de gols na corrida contra o vice América-MG. Juventude e Cuiabá são os outros dois classificados para a Série A 2021.

Os nordestinos não encerravam a segunda divisão fora do G-4 desde 2014. Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí subiram naquela edição. Daquele ano em diante, havia no mínimo um representante na lista dos clubes promovidos à elite: Vitória e Santa Cruz (2015), Bahia (2016), Ceará (2017), CSA e Fortaleza (2018) e Sport (2019). Nesta edição, apenas um time nordestino chegou à última rodada com chance de acesso. O CSA bateu na trave. Terminou em quinto.

O desfecho da Série C também é desanimador. O Nordeste não catapultou nenhum time à Série B. As vagas ficaram com Vila Nova, Remo, Brusque e Londrina. O único acesso a festejar nesta temporada é do Altos. O time piauiense subiu da quarta para a terceira divisão.

Como se não bastasse a seca de acessos na temporada, a Região Nordeste arrisca perder representantes na Série A. Sport, Bahia e Fortaleza brigam contra o rebaixamento a seis rodadas do encerramento do Brasileirão. Oitavo colocado, o Ceará permanecerá na elite, mas pode ver o arquirrival retornar à segunda divisão. O Fortaleza é o primeiro time no Z-4.

O desfecho da Série B empolgou pelo suspense até os acréscimos. América-MG e Chapecoense chegaram à última rodada empatados em número de pontos (70), vitórias (19) e saldo de gols (19). O time mineiro era campeão até os 52 minutos com a vitória por 2 x 1 contra o Avaí, mas um pênalti na Arena Condá mudou a história. Anselmo Ramon bateu e deu a vitória contra o Confiança e o título ao clube catarinense com direito a cavadinha. A Chape terminou com 21 gols pró contra 20 do concorrente. Encerramento cinematográfico na última rodada.

Por sinal, o desempenho de Santa Catarina impressiona. É o terceiro título do Estado no século. O Criciúma foi campeão em 2002, o Joinville em 2014 e agora a Chapecoense.

Por falar no Sul, brilhante também a classificação do Juventude na vitória heroica sobre o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa. O time de Caxias do Sul é comandado pelo ex-volante Pintado, um dos símbolos da vitoriosa era Telê Santana. O time gaúcho não disputa a Série A desde 2007. De lá para cá, o clube campeão da Copa do Brasil em 1999 contra o Botafogo, no Maracanã, despencou até para a Série D. Uma reconstrução digna de aplausos.