Artistas serra-talhadenses realizam espetáculo aprovado na Lei Aldir Blanc

Teatro é emoção ao vivo, mas em tempos de pandemia, artistas e técnicos de todos os cantos do planeta estão se reinventando para chegar ao público através das plataformas digitais. Neste sentido, a Equipe Teatral de Serra Talhada – ETEAST, tendo aprovado projeto na Lei Aldir Blanc, realiza uma Temporada Virtual do Espetáculo VOAR É COM OS PÁSSAROS.

A produção serra-talhadense, fez sua estreia em Barbalha, no Ceará, em 06 de dezembro de 2018. A partir daí, foi vista por plateias de vários outros lugares, e fez uma valiosa temporada para alunos de Ensino Médio, no Projeto Minha Escola No Teatro, em 2019, recebendo, no Teatro do CEU das Artes, bairro Caxixola, alunos do EREMPAC, Colégio de Aplicação, Escola Solidônio Leite, além da EREM Joaquim Mendes, de Carnaíba.

VOAR É COM OS PÁSSAROS é um texto do dramaturgo paulista Júlio Carrara. O espetáculo tem direção cênica de Gilberto Gomes, e traz como intérpretes Hícaro Nogueira e Carlos Silva/Sett, nos trabalhos técnicos Weslley Lima. O espetáculo narra, de maneira intensa, o conflito entre dois homens – codinomes Y e X – Um é jovem com esposa e filhos, no auge da carreira profissional. O outro, um decadente que viu tudo dar errado em sua vida. Ao se encontrarem no topo de um prédio, começa um jogo psicológico, visceral e extremamente dramático. Quais sentimentos permeiam esses dois seres? O que os levou a estarem ali? Qual propósito?

As exibições do espetáculo acontecerão pelo canal do – Hícaro Nogueira – YouTube nos dias: 27/12/2020 e 07, 08, 09, 10/01/2021, em diferentes horários para que os expectadores possam ter oportunidades de assistir. “Estamos ansiosos para este momento. Fazer teatro é ter o contato direto com a platéia, e de repente isto nos foi tirado devido a pandemia. Então, mostrar o espetáculo de maneira virtual é um alento, e de novo nos chega o frio na barriga, tão comum antes do abrir-se da cortina”. Pondera Hícaro Nogueira, ator que representa Y.

Para Carlos Sett, que interpreta o personagem X; “o espetáculo traz uma instigante reflexão sobre convenções sociais, solidão, raiva, medo e angustia por estarmos tão sozinhos em meio as multidões. É um drama questionador e muito nos diz sobre o período atual, apesar de ter sido escrito em 2010”.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Gilvan Santos de Artes Cênicas – Lei Aldir Blanc. Fundação Cultural de Serra Talhada-PE – Prefeitura Municipal.

Via Nayn Neto