Ano Novo sem fogos e sem festa: saiba o que pode e o que não pode na virada de ano em Pernambuco

Com luzes no céu e sem o tradicional show de fogos, os pernambucanos se despedem de 2020 nesta quinta-feira (31) e dão as boas-vindas ao ano novo de uma forma bem diferente. Além de cancelar a queima de fogos para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), as prefeituras dos municípios restringiram o acesso a áreas públicas, como praias e calçadões. Também estão proibidos shows e festas de final de ano em espaços públicos ou privados, como condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso, de acordo com decreto do Estado.

No Recife, não é permitido instalar mesas, cadeiras, bancos, toldos, coolers ou qualquer outro objeto ao longo da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul da capital, nesta quinta-feira (31). O comércio na praia, seja dos quiosques, barracas ou ambulantes, está autorizado a funcionar apenas até 17h, retomando as atividades a partir das 6h de amanhã. Segundo a Prefeitura do Recife, equipes irão fiscalizar o local, distribuir máscaras e conscientizar a população. Esse trabalho será feito por uma força-tarefa que une as Secretarias de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), além da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Guarda Municipal do Recife (GMR) e Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon). No total, 228 trabalhadores estarão na orla entre hoje e amanhã.

A gestão detalhou que a Guarda Civil Municipal vai participar da operação na orla de Boa Viagem no Réveillon com oito viaturas, com três agentes em cada. Além dos 24 guardas nos veículos, mais 34 vão estar em apoio ao serviço do Controle Urbano. A Autarquia de Transito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) manterá um efetivo com 105 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito, para informar os cidadãos quanto ao uso de máscara e a preservação do distanciamento social. Já o comércio será fiscalizado pela Dircon, que fará rondas pela praia para evitar o descumprimento das normas, sob risco de apreensão de mercadorias e aplicação de multas.

Show de luzes no céu do Recife Continue lendo