Saiba como se livrar de golpes da internet com dicas de especialista em crimes cibernéticos

Cada vez mais comuns, os golpes na internet podem atrair todas as pessoas, basta estar um pouco mais desatento e clicar em um link indevido. Isso aconteceu com a mãe da engenheira química, Rafaela Poppe, que acabou sendo segunda vítima ao realizar um depósito de R$ 1.000 na conta de sua mãe, após uma conversa no WhatsAPP, que foi clonado.(Veja o caso aqui)

Apesar de atrativos, dá pra se livrar dos hackers que utilizam de links suspeitos para invadir o smartphone dos usuários, através das dicas do coordenador do Grupo Especial de Repressão a Crimes por Meios Eletrônicos, da Polícia Civil da Bahia, João Cavadas. Confira abaixo.  

Não clique em link ou SMS que seja suspeito e que você não tenha confirmação veracidade;

Se recebeu um link suspeito delete imediatamente para não correr o risco de clicar; 

Caso tenha recebido uma mensagem no WhatsApp de algum conhecido solicitando transferências ou pagamentos de boletos, faça perguntas primárias (ex: nome completo, data de nascimento) ou específicas que só você e a outra pessoa, de fato, saberiam “tente ligar também, porque a ligação não é bloqueada ou até mensagem de texto, tenta estabelecer um canal de comunicação com a pessoa”, disse dr João Cavadas; 

Verifique os dados bancários para qual você está depositando o dinheiro. 

Além disso, o especialista em crimes cibernéticos deu uma dica extra para os criminosos não terem acesso aos dados pessoais do seu smartphone e computador. Leia. 

Troque as senhas de tudo que você usa no celular: e-mail, senha de banco, redes sociais;

Instale e desinstale os aplicativos;

Formate o telefone a cada seis ou sete meses. “Uma série de cuidados que dá trabalho, mas são necessários para garantir a sua segurança”, completou Cavadas.