Mesmo com uma média de 30 casos diários de Covid em ST, Hospital de Campanha é desativado

Mesmo com o avanço de casos da Covid-19 em Serra Talhada, com uma média de 30 casos diários, o Hospital de Campanha que atuava como anexo ao Hospital Eduardo Campos, às margens da BR-232, foi desativado. O Farol apurou que a unidade deixou de funcionar desde o dia 03 de novembro.

Em nota enviada a redação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou a desativação, informando que há vagas no Hospital Eduardo Campos,

“Com a permanente queda nas taxas de ocupação do Hospital de Campanha de Serra Talhada, o Governo de Pernambuco encerrou as atividades da estrutura no início do mês. O serviço contava com leitos de enfermaria e funcionava no mesmo local que o Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos. É importante destacar que continuam em funcionamento na primeira etapa do Hospital Eduardo Campos, entregue em julho pela gestão estadual, 30 leitos de terapia intensiva (UTI) e 28 leitos clínicos exclusivo para pacientes suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus. No total, a unidade conta com 58 vagas, capacidade máxima estimada no início das atividades”, diz a nota.

HOSPAM

Já o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), também em Serra Talhada, conta, atualmente, com 10 leitos de UTI dedicados para pacientes com Covid-19. A região dispõe, ainda, de 98 leitos clínicos de retaguarda em hospitais e unidades mistas municipais distribuídos pelas dez cidades que compõem a XI Gerência Regional de Saúde (Geres).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça que o monitoramento do cenário epidemiológico e dos indicadores da Covid-19 em todo Estado continua sendo feito diariamente e que o Governo de Pernambuco tem condições de voltar a desbloquear leitos voltados exclusivamente para pacientes com a Covid-19 no Sertão do Pajeú, caso haja necessidade. Inclusive, no último dia 12/11, a SES-PE reconverteu mais de 100 leitos no Recife ao longo dos últimos dias.

Farol