Em nota, Compesa rebate prefeito Miguel Coelho, de Petrolina

Por meio de nota da assessoria de comunicação, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) rebateu as críticas do prefeito reeleito de Petrolina, Miguel Coelho, acerca da licitação do serviço de água e esgoto no município, que foi novamente suspensa pelo TCE-PE. A ação foi movida pela empresa.

Entre outras justificativas, a Compesa afirma que tem resultados positivos no setor em Petrolina, mas a gestão municipal insiste em politizar o tema.

Eis a nota:

NOTA DE RESPOSTA

Em resposta às críticas do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao trabalho desempenhado pela Compesa, a Companhia esclarece que são infundadas as afirmações sobre a ineficiência na prestação dos serviços de água e esgoto aos petrolinenses e ausência de investimentos no setor.

Mesmo a prefeitura atuando sempre para politizar um tema tão importante para a população e, ainda, sempre querendo desacreditar o trabalho exercido com compromisso pela Compesa, os resultados surgem em números de atendimento à população.

Hoje, são realizados serviços de desobstrução de redes coletoras de esgoto no prazo médio de 45 horas, superando o prazo da ARPE, que é de 72 horas. Já o tempo médio de atendimento às solicitações de reparo nas redes de água é de 42 horas, uma média inferior, mais uma vez, ao prazo instituído pela ARPE, de 48 horas.

Petrolina figura entre as 30 melhores cidades no ranking 2020 do Instituto Trata Brasil, com 100% no atendimento de água e 83,5% no atendimento de esgoto. Isso é fruto dos investimentos sistemáticos em projetos e obras no município. Nos últimos 10 anos, os investimentos em expansão e melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário somam R$ 200 milhões e, somente nos últimos 18 meses, cerca de R$ 4 milhões foram investidos em diversos bairros, a exemplo da  Cidade Universitária e Alto do Cocar II, Idalino Bezerra, Jatobá, Rio Jordão e Loteamento Geovana. Como é de amplo conhecimento, no último mês o Governo do Estado autorizou o início da obra de ampliação da segunda etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Petrolina – Bacia do Jatobá, beneficiando 5 mil petrolinenses. Somando esta obra à que está em execução no bairro Park Massangano, a Compesa ampliará para 86% o seu índice de cobertura de esgoto em 2021.

Compesa/Ascom