PT oficializa Marília Arraes apenas no último dia


A executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) marcou a sua convenção para 16 de setembro, último dia permitido pela legislação eleitoral para a realização deste evento que indica quem são os candidatos majoritários que vão disputar as eleições de novembro. A pré-candidata da legenda é a deputada federal Marília Arraes, neta do ex-governador Miguel Arraes e prima do deputado federal João Campos, nome do PSB para a disputa pela sucessão do prefeito Geraldo Julio. “Esse foi o tempo que achamos necessário pra organizarmos o evento que será por videoconferência. Também estamos analisando qual a melhor infraestrutura a ser usada”, disse o presidente do PT no Recife, Cirilo Mota. Entre os partidos, é uma prática comum a realização das convenções no último dia para ter mais tempo nas conversas que vão definir outros cargos, como o de vice-prefeito. No caso da chapa de Marília, ainda é indefinido o nome que vai ocupar essa vaga.

Para a disputa pela Prefeitura do Recife, até agora, o PT firmou aliança com o Psol. Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a próxima convenção do PT no Recife só terá 1% dos participantes presencialmente na convenção. “Os 99% restantes vão acompanhar on-line. A eleição deste ano vai ter um formato muito digital”, explicou Cirilo.

Antes da pandemia, as convenções funcionavam como a primeira grande festa de lançamento de uma candidatura. Mas as aglomerações estão proibidas pra evitar a transmissão do vírus, de acordo com decreto estadual que só permite até 10 pessoas juntas no mesmo ambiente. Somente na capital pernambucana, o PT tem mais de 100 mil filiados. Continue lendo