Mais aperto em 2021 no Estado de Pernambuco


O ano de 2021 vai ser de aperto para Pernambuco, prevê o governo do Estado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), já aprovada pela Assembleia Legislativa (Alepe). A prioridade do governador Paulo Câmara (PSB) para o próximo ano é continuar com um baixo nível de investimentos e manter o contingenciamento de despesas de custeio da máquina e de gastos com pessoal.

O aperto fiscal tem relação direta com a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Em 2020, a doença forçou o governo a aumentar as despesas com custeio em 7,1%, gastos concentrados “nas três principais secretarias finalísticas e suas redes de atendimento: Saúde, Educação e Defesa Social”. No primeiro semestre, o aumento chegou a 21%, aponta a administração estadual.

Pernambuco trabalha com uma retomada gradual de crescimento econômico em 2020, apesar da previsão de queda no PIB em 6%, contra uma previsão inicial de crescimento de 2,3% em relação a 2019. A conjuntura imposta pela pandemia reduziu a previsão de pressão inflacionária para 1,7% (IPCA), juros nominais a 2% (Selic) e dólar a R$ 5.

Dentro deste contexto de menor atividade econômica, o Estado prevê uma volta gradual, mas que não será suficiente para reverter a queda de arrecadação em 8,5% ao final do ano. Continue lendo