Garoto trans conquista o direito de ser chamado pelo nome masculino


Roberto (nome fictício) nasceu duas vezes. O primeiro nascimento se deu de forma previsível, como acontece com todo bebê que vem ao mundo. O segundo, tão importante quanto o anterior, aconteceu aos 12 anos, quando ele ganhou o direito na Justiça de ser chamado pelo nome masculino.

Roberto é um adolescente trans. É com o gênero masculino que se identifica desde os três anos de vida. Nunca se percebeu como uma menina. Por isso, sofria constrangimento quando lhe chamavam pelo nome feminino, aquele consagrado lá atrás na certidão de nascimento. Foram quase dois anos para garantir o direito.

O deputado estadual João Paulo Costa (AVANTE), visitou Solidão, no Sertão do Pajeú, e declarou apoio à pré-candidatura de Cida Oliveira à Prefeitura do município.

O parlamentar destacou que a experiência de Cida é essencial para um novo período de desenvolvimento. “Por ter sido prefeita duas vezes, ela já tem bastante experiência e vai fazer uma gestão ainda melhor. Cida conhece as necessidades das pessoas e a população também conhece o trabalho dela. No período da seca, quando Solidão mais precisou, Cida permaneceu com o povo e construiu poços artesianos, açude e barragens de pequeno porte para combater a estiagem. Juntos, vamos realizar ainda mais pela cidade”, afirmou João Paulo.

Cida Oliveira foi prefeita durante dois mandatos, entre os anos de 2008 e 2016. Durante sua gestão, também realizou importantes avanços nas áreas da Educação, Saúde e Lazer, com equipamentos como a quadra poliesportiva, uma creche, uma escola e um posto de saúde. “Estou muito feliz com o reconhecimento do nosso trabalho em Solidão. Ouvi os pedidos da população e decidi concorrer novamente à Prefeitura. A parceria com o deputado estadual João Paulo Costa será importante para levarmos melhorias à nossa cidade e quem mais precisa. O deputado é uma grande força que une juventude e boas ideias para o nosso município e o nosso Estado”, declarou.