Morre, aos 94 anos, Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro


Faleceu, nesta quinta-feira (9), aos 94 anos, Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro, viúva do empresário, ex-deputado e ex-ministro Armando Monteiro Filho. A causa da morte foi natural e aconteceu no Hospital Português, no Paissandu.
Devido ao momento atual de pandemia, o velório será restrito aos familiares, que agradecem, desde já, as manifestações dos amigos. O velório está marcado para às 8h, no Cemitério Morada da Paz. Já a cerimônia de cremação está prevista para ocorrer por volta das 10h.
Maria do Carmo era filha caçula do ex-governador do estado de Pernambuco Agamemnon Magalhães. Casou-se, em 17 de setembro de 1949, com Armando Monteiro Filho, que atuou como ministro da Agricultura da fase parlamentarista do Governo João Goulart. Do Carmo, como era chamada, e Armando tiveram cinco filhos: Lectícia Cavalcanti, Armando Neto, Sérgio Monteiro, Horácio Monteiro e Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM, do qual faz parte a Folha de Pernambuco.
Políticos, amigos e empresários prestam homenagens a Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro:
Paulo Câmara – Governador de Pernambuco
Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de Dona do Carmo. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, ela era uma mulher de muita fibra que acompanhou desde muito cedo a política de Pernambuco e do Brasil, sobretudo ao lado do seu esposo, o saudoso ex-ministro Armando Monteiro Filho. Quero neste momento me solidarizar com seus filhos Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Sérgio, Horácio, o ex-senador Armando Monteiro Neto e todos os familiares e amigos de Dona do Carmo.
Jarbas Vasconcelos – Senador da República
D. do Carmo Monteiro exerceu com elegância e equilíbrio durante toda a sua vida, ao lado de Armando Monteiro Filho, a construção de uma família honrada e de marcante presença em segmentos da política e da economia de Pernambuco. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, destacou-se no trabalho social e foi referência pela forma gentil e solidária com que se relacionava com todos. Deixo consignado sentimentos aos seus filhos, Eduardo, Maria Letícia, Horácio e Armando Neto, que souberam estender as virtudes que receberam dos pais ao cotidiano de suas próprias vidas.
Lula Cabral – Prefeito do Cabo de Santo Agostinho
É com grande pesar que recebo, nesse dia em que celebramos 143 anos da nossa cidade, o Cabo de Santo Agostinho, a notícia do falecimento de duas pessoas importantes do nosso Estado.
Dona Maria do Carmo Monteiro, viúva do ex-ministro Armando Monteiro Filho e mãe do ex-senador Armando Monteiro Neto e do presidente do grupo EQM (Folha de Pernambuco) Eduardo Monteiro. Uma mulher de fibra, que sempre se destacou em nosso Estado pela discrição e engajamento nas causas sociais. E do empresário Luciano Monteiro, pai do deputado federal Fernando Monteiro, vítima da COVID-19, que se destacou trazendo desenvolvimento econômico para Pernambuco.
Seremos sempre gratos pelas contribuições que nos deram em suas áreas de atuação. À família, desejo o consolo que só Deus pode dar nesse momento.
Anderson Ferreira – Prefeito do Jaboatão dos Guararapes
Pernambuco perde hoje uma mulher que faz parte da história política do Estado. Além de ser filha do ex-governador Agamenon Magalhães, Dona do Carmo sempre atuou com o ex-ministro Armando Monteiro Filho em defesa das causas sociais e com ele formou uma bela família. Me solidarizo com seus filhos, família e amigos.
Silvio Costa Filho – Deputado Federal
Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Dona Maria do Carmo Monteiro. Uma pessoa amada e admirada por todos. Além de uma grande mãe, esposa e avó, ela era amiga dos amigos. Ao lado do ex-ministro Armando Filho, escreveu uma bela história de amor, marcada por presteza e solidariedade. Não tenho dúvidas que Dona do Carmo vai deixar saudades no coração de todos nós. Em nome dos amigos Armando Monteiro e Eduardo Monteiro, nossa solidariedade a toda família e aos amigos.
Danilo Cabral – Deputado Federal
É com profundo pesar que lamentamos o desaparecimento de dona Maria do Carmo Monteiro. Uma mulher de fibra, que nos deixa muitas lições de companheirismo, de defesa de causas sociais, humanidade. Prestamos nossa solidariedade aos familiares, em nome dos seus filhos Eduardo e Armando Monteiro, e amigos neste momento de perda e de dor, a quem deixamos um fraterno abraço. Que Deus a guarde no merecido lugar especial e conforte a todos.
Edmar Lyra