Afogados da lista do menos transparente nos gastos da COVID-19, a sensatez de Marconi e a perfuratriz do Cimpajeú


Aprovada em fevereiro, uma lei federal que regula medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus flexibilizou as regras de contratação de toda a máquina pública brasileira. O objetivo foi permitir que os gestores públicos conseguissem equipar seus sistemas de saúde e fizessem o que mais fosse necessário para a superação da crise sanitária de forma ágil.
Para compensar essa suspensão de ‘amarras’ em compras/contratos e prevenir desperdícios ou corrupção, os parlamentares brasileiros apostaram em medidas de transparência que facilitem a fiscalização dos contratos tanto pelos órgãos de controle, quanto pela própria sociedade civil.
Em Pernambuco, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Dirceu Rodolfo, reuniu a imprensa na última terça-feira (7), para apresentar os resultados de um levantamento feito pela Coordenadoria de Controle Externo entre os meses de maio e junho deste ano, para avaliar a transparência dos municípios pernambucanos na divulgação de dados relativos a contratos e aquisições destinados ao enfrentamento do novo coronavírus e o blog de Júnior Campos em primeira mão, listou o ranking no Pajeú.
Para nossa surpresa, o município de Afogados da Ingazeira, que tem como prefeito  José Patriota – que também preside a Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE – apareceu entre os municípios com o menor percentual de transparência pública nas contratações e aquisições relacionadas à COVID – 19.
SERÁ VERDADE? Sem reuniões presenciais e muito menos virtuais, o CIMPAJEÚ – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, parou. Já a máquina perfuratriz, segundo uma fonte ao blog, vai iniciar a perfuração de 100 (cem) poços artesianos no município de Custódia, mesma cidade do prefeito que preside o Consórcio.
SENSATO: O prefeito de Flores, Marconi Santana, afirmou que as aulas da rede municipal, só voltarão se houver a vacina para imunizar a população da Covid-19. “Eu Já disse numa reunião que teve com os prefeitos, esses dias, que eu só volto às aulas municipais, quando houver vacina para que a gente possa aplicar no nosso alunado, se não houver vacina, eu não voltarei às aulas”, afirmou.
ENQUANTO ISSO… O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, durante reunião promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE defendeu o retorno das aulas no Estado. Amâncio destacou, que o setor de educação é cheio de especificidades e o plano de retomada vale tanto para instituições municipais, quanto à estaduais e privadas.
MUDANÇA DE PLANOS: João Batista resolveu tomar ainda mais gosto pela gestão de Triunfo. Batista chegou a declarar ao blog, com exclusividade, que não disputaria o segundo mandato de prefeito da ‘Terra dos Caretas’. No caminhar do ano em curso, João tem iniciado novas ações e comemorado investimentos importantes, principalmente para o embelezamento da cidade e melhorias da convivência do homem e mulher do campo na região rural, o que leva a crer que Batista resolveu enfrentar Genildo da Água.
TIME FORTALECIDO: Sandra Magalhães (PT) e Gustavo Melo (PSD) vão encabeçar a chapa governista em Calumbi. A aliança foi formalizada na tarde da última quinta-feira (09) e recebeu a ‘benção’ da bancada de vereadores governistas, do ex-prefeito Cícero Simões, empresários da cidade e do prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB).