Futebol: Governo de Pernambuco autoriza volta dos treinos


O governo de Pernambuco apresentou nesta segunda-feira (1º), um plano de reabertura paulatina das atividades que estavam suspensas por conta da pandemia da Covid-19 em todo o estado. E dentro das liberações, os clubes de futebol da capital e do interior poderão voltar aos treinamentos no próximo dia 15, exatos três meses após o início da quarentena.
O Náutico realizou sua última partida no dia 15 de março, contra o Fortaleza, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste, enquanto Sport e Santa Cruz entraram em campo pela última vez no dia 16. O Leão encarou o Ceará, no Castelão, pelo Nordestão, enquanto os tricolores enfrentaram o Decisão, no Arruda, pelo Campeonato Pernambucano. Essas duas últimas partidas, já de portões fechados por conta da pandemia. “A previsão, e a gente tem dialogado com a Federação Pernambucana de Futebol, é que dentro do possível e se as curvas da saúde continuarem se comportando conforme o planejado, a volta dos treinos está prevista para o dia 15 de junho. E os jogos de futebol vão depender da evolução semanal e da avaliação para saber quando serão implantados”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, em entrevista coletiva. A priori, dentro do planejamento do governo, os jogos irão retornar (ainda sem data definida) sem a presença de torcida.
Volta aos treinamentos terá que obedecer protocolos específicos, assim como já ocorreu em outros estados “Reforçando que isso se dará dentro de protocolos específicos de testagem, que inclusive o presidente da Federação Pernambucana (Evandro Carvalho) nos encaminhou. Mas eles vão ter que obedecer protocolos específicos aqui do estado de Pernambuco também para que a gente possa voltar com as atividades com a maior segurança possível dos jogadores”, completou Schwambach.
FPF tranquila
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, tratou com naturalidade a liberação da volta dos treinamentos. “Já vínhamos cumprindo os protocolos de segurança e agora tivemos mais um avanço, com a liberação dos treinos presenciais”, afirmou. O dirigente já havia informado, em entrevista ao Diário de Pernambuco, que a entidade já tinha pronto todo um protocolo de retorno do futebol, atendendo às normas sanitárias. Continue lendo