Congresso pode estender auxílio, mas é melhor esperar governo, afirma Maia


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quinta-feira (04) em entrevista a jornalistas que o Congresso poderia tomar a iniciativa de prorrogar o auxílio emergencial de R$ 600. Ele também afirmou, porém, que o melhor é esperar o governo.
“O Congresso pode tomar a iniciativa, mas é bom que o governo tenha uma posição clara para a gente saber em que condições nós estamos trabalhando, que condições de impacto fiscal”, afirmou Maia.
O auxílio emergencial foi criado para proteger trabalhadores vulneráveis que perderam a renda durante a crise do coronavírus. As medidas de isolamento social impedem parte da população de trabalhar. O prazo inicial do auxílio é três meses.
“Se dependesse dos parlamentares que estou ouvindo, teria pelo menos mais duas ou três parcelas no mesmo valor de R$ 600. Mas tem um impacto [fiscal], ninguém está negando. E também está negando, nem o governo, a necessidade de prorrogação”, disse o presidente da Câmara.
‘Último refis’
O presidente da Câmara também afirmou que poderá ser discutido um “último refis” junto com a reforma tributária. “Refis” é a forma como são conhecidos os programas de regularização tributária que dão descontos para devedores de impostos. Continue lendo