Duque revela que ‘festinhas’ nos fins de semana estão ajudando a contaminar Serra Talhada


O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), condenou o comportamento de algumas pessoas que estão fazendo do isolamento social um período de férias, com festas em bairros e até na zona rural.
Durante ‘live’ do Gabinete de Crise, o petista citou alguns exemplos de eventos que terminaram contribuindo para o aumento do número de pessoas infectadas no município.
“Este final de semana e o final de semana passado, eu soube que em uma dessas festas numa chácara, já na terça-feira, uma pessoa que estava lá adoeceu e neste final de semana ficou todo mundo em pânico e ninguém mais apareceu nesta chácara. Também neste final de semana, uma outra chácara teve uma grande festa, todo mundo bebendo, todo mundo curtindo porque acha que não tem nada, e o resultado é que tem gente da família doente. As pessoas estão brincando, estão achando que isso é brincadeira, mas as consequências virão depois. Este é um momento de isolamento, e não de festa. Apesar do governo estar tomando todas as medidas, não somos capazes de acompanhar cada cidadão. Se cada um não fizer a sua parte, fica difícil de controlar”, alertou Duque.
CABINE E TESTES
Ainda durante a transmissão, Luciano Duque acabou trazendo duas novidades: a instalação de uma cabine de desinfecção na Praça Sérgio Magalhães e a realização de testes swab, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“Nós vamos avançar no sentido de testar mais a população. A ideia da secretária [Márcia Conrado] é que a gente tenha um mapa epidemiológico da cidade para saber onde estão os casos e como está a circulação do vírus. Já que sabemos que tem uma contaminação comunitária temos que começar a cercar e identificar os casos. Vamos estar com uma cabine de desinfecção na praça, onde você vai passar dento dela e em trinta segundos vai estar se desinfectando todo o seu corpo. Também vamos firmar uma parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a partir da semana que vem, vamos ter o teste swab também. Serão 80 testes por semana. Vamos financiar esta pesquisa junto a UFPE e teremos uma condição melhor de atender a população. Um teste rápido, após 14 dias, e o Swab no início dos sintomas”, reforçou.
Farol de noticias com o blog do cosmo queiroz