Médico de ST diz que profissionais de saúde não são bandidos


O médico serra-talhadense Clóvis Carvalho, diretor da Casa de saúde São Vicente, enviou nota à redação do Farol, nesse domingo (19), fazendo um grave relato sobre o cotidiano da entidade que emprega cerca de 250 pessoas, logo após uma enfermeira da unidade ser diagnosticada de ter contraído coronavírus.
Segundo ele, apesar de todos os cuidados e isolamento da profissional, a Casa de saúde São Vicente vem sendo alvo de discriminação e preconceito nas redes sociais, e faz um grave alerta e desabafo. Confira.
Nota da Casa de Saúde São Vicente
“Assim como vem fazendo muitas pessoas Brasil a fora: trabalhando na assistência à saúde; pesquisando; ajudando as pessoas em vulnerabilidade; ajudando instituições de saúde e caridade; tomando medidas protetivas, mesmo que sejam impopulares e até rezando.
Outras, por inconveniência; inocência ou maldade, preferem pregar o caos: Seja através de fake news, informações mentirosas e até discriminação de instituições de saúde ou profissionais da área.
Tenho ouvido comentários de pessoas na medicina que querem transformar um hospital na porta do inferno; ou simplesmente, querem transformar profissionais da saúde em monstros.
Motivo pelo qual, todas as vezes que chega um paciente com queixa respiratória em qualquer serviço, as redes sociais batem recorde. O terror é tamanho que muitas pessoas movidas pelo pânico, desviam rotas, fazem comentários maldosos da instituição de saúde e ainda emitem recomendação para determinados pontos comerciais não receberem funcionários do respectivo equipamento de saúde ou até mototaxistas evitam transportá-los (apesar de que nenhum trabalhador da saúde ou paciente foi contaminado em hospital).
Até hoje, dia 19 de abril de 2020, podemos afirmar não existe registro de contaminação comunitária. Todas as pessoas que testaram positivo, sabemos que contraíram a doença de casos importados. São atitudes pequenas, sem amparo científico e desprovidas de bons propósitos!
Aí pergunto: Caso essas pessoas ou seus familiares sejam acometidas pela Covid-19, gostariam de serem rejeitados na porta de um hospital ou simplesmente transferidas para uma colônia como acontecia com portadores de Lepra e Tuberculose até pouco tempo atrás?. É bom pensar duas vezes para não ter que comer no prato que cuspiu.
Esclarecemos que o Hospital São Vicente nem os demais privados da nossa cidade são referência para a Covid-19. Portanto, nenhum paciente com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 será encaminhado pela Central de Regulação para a rede privada local.
Hoje, quem possui essa honrosa missão é o Hospam que receberá o reforço do Hospital Geral do Sertão; o qual abrirá antes da inauguração definitiva, uma ala exclusiva com leitos para pacientes da Covid-19, onde haverá 10 leitos de UTI. Naquele local também deverá ser construído o hospital de campanha, caso seja necessário. É para estes equipamentos de saúde que deverão ser encaminhados os pacientes com sintomas gripais acompanhados de queixas respiratórias intermediárias e graves.
Já os pacientes com sintomas gripais leves podem procurar as UBS – unidades básicas de saúde, permanecer em isolamento social e/ou pedir orientações a profissionais de saúde, através do aplicativo desenvolvido para esta finalidade operado pela secretaria municipal de saúde.
Todavia, os hospitais privados de média e alta complexidade podem e devem dispor em suas instalações, de um local para isolamento seguro, onde um paciente possa ter a opção de não querer ser investigado ou tratado no serviço público. Assistência que deverá ser feita com segurança para os pacientes; bem como para os profissionais assistentes, através do uso de equipamentos de proteção individual recomendados.
Lembramos que estes pacientes poderão ser qualquer um de nós, nossos familiares ou trabalhadores da área da saúde. Lembramos ainda que as pessoas correm muito mais riscos de contrair a doença perambulando pelas ruas, sem EPI’s e sem respeitar distanciamento e isolamento social.
Hospitais são campos de concentração?
Profissionais de saúde são heróis ou bandidos?

Drº Clóvis Carvalho
Casa de Saúde Vicente/Serra Talhada