Governo de Pernambuco divulga os dias de entrega do Cartão de Alimentação Escolar


O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, inicia nesta segunda-feira (20), a distribuição do Cartão de Alimentação Escolar para as famílias beneficiadas. As entregas serão realizadas nas escolas da Rede Estadual e começam nas escolas do Recife (nos dias 20 e 21), em seguida nas unidades da Zona da Mata e Agreste (dias 22 e 23) e por fim no Agreste e Sertão (nos dias 23 e 24).

A Gerência Regional de Educação Sertão do Pajeú (GRE), em Afogados da Ingazeira deverá receber os cartões na quinta-feira (23) juntamente com outras gerências do Agreste e dos sertões do Submédio São Francisco, Sertão Central e Sertão do Araripe.

O cartão será entregue exclusivamente ao responsável pelo estudante – devidamente identificado e portando documento com foto – na escola onde estuda. O estudante não deve ir até à escola. Essa medida foi tomada para evitar que o aluno saia do seu isolamento. Para as famílias que tenham mais de um filho matriculado na rede, será entregue apenas um cartão, porém com o valor equivalente.

O cartão

Com investimentos na ordem de R$ 12 milhões, o repasse de R$ 50 irá beneficiar o estudante em maior situação de vulnerabilidade e que depende da merenda fornecida na escola. A iniciativa, que tem como base os dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, beneficiará cerca de 240 mil estudantes em todas as regiões do Estado.

Com as aulas suspensas devido ao isolamento como forma de prevenção a propagação do novo coronavírus, a medida do Governo do Estado busca auxiliar as famílias diante da interrupção das atividades nas escolas, inclusive, na oferta da merenda para os estudantes. O cartão só poderá ser utilizado em compras de produtos alimentícios.

Além do cartão, as famílias receberão uma carta com orientações sobre os alimentos que devem e não devem ser adquiridos. O documento elaborado pela equipe de Alimentação Escolar e Nutrição da Secretaria de Educação e Esportes considera os parâmetros nutricionais e os alimentos que compõem a merenda dos estudantes

Também está disponibilizada no site da Secretaria de Educação e Esportes (www.educacao.pe.gov.br) a consulta dos estudantes beneficiados e da rede do Cartão Alelo, que contempla mais de 9.300 estabelecimentos credenciados em todas as regiões do Estado. A estratégia de uso do cartão alimentação vai também beneficiar a economia da região, pois os alimentos serão adquiridos em supermercados, mercadinhos, padarias e outros estabelecimentos locais em todo o Estado.

Mais informações podem ser obtidas no 0800.286.0086 ou nos números do nosso WhatsApp (81) 99488.3015 / (81) 98494.2019 (apenas mensagens de texto), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Agenda de Entrega dos Cartões nas escolas das respectivas GREs:

Segunda (20) e terça (21)

GRE Recife Norte

GRE Recife Sul

Quarta (22) e quinta (23)

GRE Metropolitana Sul

GRE Metropolitano Norte

GRE Mata Norte (Nazaré da Mata)

GRE Mata Centro (Vitória de Santo Antão)

GRE Mata Sul (Palmares)

GRE Vale do Capibaribe (Limoeiro)

Quinta (23) e sexta (24)

GRE Agreste Centro Norte (Caruaru)

GRE Agreste Meridional (Garanhuns)

GRE Sertão do Moxotó Ipanema (Arcoverde)

GRE Sertão do Pajeú (Afogados da Ingazeira)

GRE Sertão do Submédio São Francisco (Floresta)

GRE Sertão Central (Salgueiro)

GRE Sertão do Médio São Francisco (Petrolina)

GRE Sertão do Araripe (Araripina