Em meio à pandemia, pessoas enfrentam filas à espera de medicamentos na Farmácia de Pernambuco


Uma denúncia foi feita, após a Farmácia de Pernambuco, na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, em Recife, registrar filas extensas com a presença de idosos. As pessoas se reuniram em grupos para serem atendidas.
De acordo com as testemunhas, seguranças organizavam as filas no local desde cedo, mas ainda houve quem não respeitasse a distância recomendada.
A Secretaria de Saúde do Estado apontou que idosos podem enviar um representante para fazer a retirada de medicamentos no local. Essa pessoa deve apresentar documento de declaração autorizadora devidamente preenchido pelo paciente, assim como cópia de documentos oficiais, como identidade e CPF. O documento está disponível para impressão no site da Farmácia de Pernambuco.
A Secretaria de Saúde do Estado, emitiu uma nota explicando o ocorrido:
“Diante do cenário de emergência em saúde no Brasil devido a Covid-19, a Farmácia de Pernambuco destaca a importância do atendimento seguro para seus usuários e funcionários. Como medida preventiva, a gestão da Farmácia vem tomando uma série de medidas para evitar aglomeração e contato entre as pessoas. Para o atendimento, os pacientes estão sendo orientados a aguardar na área externa da Farmácia, respeitando o espaço seguro entre cada um, inclusive com a presença de marcadores no chão, e a entrar em pequenos grupos. É importante salientar que esse é um trabalho de conscientização feito pela equipe da Farmácia e precisa contar com a colaboração de cada usuário.
A Farmácia de Pernambuco salienta que segue funcionando em horário normal (7h às 16h), portanto, os pacientes ou seus representantes não precisam se dirigir ao setor no momento da aberturas unidades, evitando assim as aglomerações.
Como medida para evitar o deslocamento de pacientes idosos, principal grupo de risco para Covid-19, a Farmácia orienta que esses busquem enviar um representante para fazer a retirada do insumo. É necessário que este representante apresente, no momento da dispensação, o documento de declaração autorizadora devidamente preenchido pelo paciente, assim como cópia de documentos oficiais (identidade e CPF) para confirmação da identidade com o intuito de evitar fraudes. O documento está disponível para impressão no site da Farmácia de Pernambuco. É importante acrescentar que os funcionários da Farmácia do Estado estão distribuindo cópias das declarações autorizadoras para os usuários que demonstram interesse nesta opção.
Sobre o fornecimento dos fármacos, o setor está realizando a entrega de insumos para o período de até dois meses, evitando assim o deslocamento e exposição dos pacientes. Vale destacar que a entrega desse quantitativo só é realizada de acordo com o tratamento e tipo da doença, além da forma segura para o armazenamento dos insumos por parte dos pacientes e de acordo com o estoque de cada medicamento para que todos os pacientes cadastrados possam ser beneficiados”.