Durante quarentena, dobra número de jogadores com depressão


O sindicato de jogadores profissionais de futebol, o Fifpro, realizou uma pesquisa com 1.602 atletas profissionais sobre os efeitos da quarentena em sua saúde mental. O estudo concluiu que os sintomas de depressão dobraram nos jogadores desde que a Covid-19 obrigou a maioria dos campeonatos a serem suspensos.
A pesquisa foi realizada entre 22 de março e 14 de abril. Cerca de 22% das 468 atletas do futebol feminino e 13% dos 1.134 jogadores do masculino revelaram ter sintomas consistentes com depressão. Além disso, 18% das mulheres e 15% dos homens têm sofrido de ansiedade.
Em um estudo semelhante realizado entre dezembro e janeiro passado, 11% das mulheres e 6% dos homens haviam apresentado sintomas de depressão.
De acordo com o Fifpro, um dos motivos para o aumento dos sintomas de depressão seria a preocupação com o futuro profissional dos atletas. Além disso, o fato de que grande parte dos jogadores e jogadoras entrevistados são jovens, vivem sozinhos e longe de suas famílias também contribui para o diagnóstico.
“Jovens estão sendo obrigados a lidar com isolamento social, uma suspensão de suas atividades profissionais e dúvidas sobre o futuro”, disse o Dr. Vincent Gouttebarge, médico do Fifpro. “Alguns podem não ter as ferramentas necessárias para confrontar essas mudanças e nós os encorajamos a procurar ajuda de pessoas confiáveis ou de um profissional em saúde mental”, aconselhou.