Triunfo e Serra Talhada recebem o lançamento do vídeo Margaridas de Pernambuco em Marcha


No mês dedicado a luta das mulheres, as cidades de Triunfo e Serra Talhada, no Sertão Central, recebem o lançamento do documentário “Margaridas de Pernambuco em Marcha”, que conta a história das líderes sindicais rurais por direitos, igualdade e participação política, a partir da construção estadual da Marcha das Margaridas 2019. Em triunfo, a exibição será nesta sexta-feira (13), às 19h, no Cine teatro Guarany. Já em Serra Talhada, o vídeo será exibido no sábado (14), às 17h, no CEU das Artes Caxixola.

A região onde os filmes serão exibidos é simbólico na luta e organização das mulheres rurais, tendo como grande líder sindical a feminista Vanete Almeida, que inspirou e conviveu com as personagens do filme. Entre elas estão a agricultora familiar e assentada da reforma agrária, Cícera Nunes, atual presidenta da Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape) e a líder sindical com mais de 40 anos de atuação, tendo sido a primeira mulher a ingressar no sindicato de Santa Cruz da Baixa Verde, Arlinda Antônia.
A narrativa do documentário (26 minutos) é construída a partir da história de três mulheres de diferentes gerações e atuação na luta sindical, que participaram do 1º curso de formação política de mulheres pela Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) e da Marcha das Margaridas 2019. Temas importantes para o campo e a sociedade em geral, como a agroecologia, participação política das mulheres, o feminismo e a luta por igualdade de gênero são abordados no vídeo.

A direção do vídeo é da cineasta Shaynna Pidori, que tem se dedicado a documentar a história de lideranças feministas do Nordeste do país. Shaynna é uma das convidadas para os lançamentos do vídeo.

Em Triunfo, estão sendo esperadas mais de 100 trabalhadoras rurais de 12 municípios do Sertão Central. A realização do evento é da Fetape, MMTR-Sertão Central, Luciernagas Films e conta com a parceria do Governo do Estado, através da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) e da Secretaria de Cultura. Em Serra Talhada a exibição conta com a parceria da Prefeitura da Cidade.

Serviço:
Lançamento do documentário “Margaridas de Pernambuco em Marcha”
Data: 13/03/20
Local: Theatro Cinema Guarany- Praça Carolino Campos, s/n - Centro
Horário: 19h

Data: 14/03/20
Local: CEU das Artes Caxixola – Serra Talhada
Horário: 17h

Assessoria de imprensa:
Gleiceani Nogueira (81) 9982-0641