Seleção Brasileira: Tite convoca sete jogadores que atuam no futebol brasileiro e busca elenco ideal para 2022

A Seleção Brasileira vai disputar, no final de março, os primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Por isso, o treinador Tite anunciou os 24 jogadores convocados para as partidas contra Bolívia e Peru. A surpresa ficou pela presença de sete atletas que atuam no Brasil, inclusive a dupla Gabigol e Bruno Henrique, que se destacou pelo Flamengo tanto no Brasileirão quanto na Copa Libertadores.
Desde 2016, quando o próprio Tite convocou sete jogadores que estavam no futebol brasileiro, a Seleção não tinha um número tão positivo para o Brasileirão, segundo reportagem produzida pelo portal da UOL. Além da dupla de ataque flamenguista, os goleiros Ivan (Ponte Preta) e Weverton (Palmeiras), o lateral Daniel Alves (São Paulo), o meia Everton Ribeiro (Flamengo) e o atacante Everton (Grêmio) completam a lista local de convocados.
O domínio do Flamengo, que conseguiu levar três jogadores para a Seleção, pode ser facilmente entendido pelo rendimento dentro de campo. A equipe carioca gastou mais de R$ 200 milhões em reforços na temporada passada e terminou 2019 com um aproveitamento de 78,9% no título do Brasileirão. Neste ano, apesar de poucos meses de futebol, os rubro-negros já levaram a taça da Supercopa do Brasil e também da Recopa Sul-Americana. Os três convocados foram essenciais em todas essas conquistas.
Quem mais chama a atenção é o artilheiro Gabigol, que não para de fazer gols com a camisa rubro-negra. Na temporada passada, segundo dados publicados pelo site Globoesporte, o camisa 9 marcou 43 gols e se igualou a Neymar em termos de recorde na artilharia. Bruno Henrique terminou o ano com 35 gols marcados, sendo o segundo artilheiro. Ou seja, a convocação dos dois foi mais do que merecida, assim como a do meia Everton Ribeiro.
Eliminatórias e favoritismo
Com a lista de 24 jogadores pronta, o treinador Tite agora foca para começar bem nas Eliminatórias do Mundial de 2022. A CBF confirmou todos os mandos de campo para a competição e, assim, o Brasil vai estrear na Arena Pernambuco, no dia 27 deste mês. O primeiro adversário será a Bolívia e a promessa é de que o resultado seja positivo. Quatro dias depois, a Seleção viaja até Lima para enfrentar o Peru.
O Brasil chega nas Eliminatórias apenas para confirmar a vaga, pois dificilmente deve ficar de fora dos qualificados. Tite está mais focado em preparar o time para o Mundial de 2022 e confirmar as projeções positivas para a equipe. No dia 7 de março, a Seleção tinha 15,4% de chance de título no site de aposta esportiva online da Betway, deixando para trás França, Alemanha e Espanha. Entretanto, é preciso chegar bem no Qatar para confirmar toda essa vantagem.
No final do ano passado, o time do Brasil sofreu com alguns problemas e engatou uma sequência de cinco jogos sem vitórias. O triunfo contra a Coreia do Sul, no último amistoso disputado, evitou que uma sequência negativa de 2001 se repetisse, como lembra a reportagem do portal Esporte Interativo. Por isso, o ano de 2020 será importante para os convocados de Tite.
Copa América e Olimpíadas
Além das Eliminatórias, o Brasil também vai entrar em campo em dois outros torneios no meio deste ano. A 47ª edição da Copa América vai acontecer na Argentina e na Colômbia, com a Seleção lutando para defender o título do ano passado. Já em Tóquio, no Japão, o time Sub-23 sonha em conquistar a segunda medalha de ouro na história. Uma tarefa que não será fácil, mas que pode repetir a façanha de 2016.
Por conta de todos esses jogos, a Seleção Brasileira será o centro das atenções na temporada. A CBF anunciou algumas novidades, que vão desde a bola oficial da temporada 2020 até as datas que o Campeonato Brasileiro vai parar. A notícia ruim é que durante a Copa América, que acontece entre junho e julho, o torneio nacional continuará tendo jogos normalmente, ou seja, os clubes brasileiros podem jogar desfalcados. O Flamengo, por exemplo, ficaria nove partidas sem contar com Gabigol, Bruno Henrique e Everton Ribeiro, já que os três estão na lista de convocados por Tite.
A convocação feita pelo treinador mostra algumas novidades que, entretanto, serão colocadas à prova apenas no final do mês. Os jogadores vão se apresentar no dia 23 e devem realizar treinos especiais na Granja Comary. Com mais atletas que disputam o Brasileirão, é esperado que o apoio da torcida seja maior. É uma oportunidade de fazer uma boa preparação para o Mundial de 2022, que começa este mês com as Eliminatórias.