Pernambuco registra 1º caso em criança de 10 anos


Um menino de 10 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos, é o primeiro caso confirmado, em Pernambuco, do novo coronavírus na faixa etária infantil. Ele é morador do município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Além dele, o Estado também confirmou o primeiro caso em adolescente: uma jovem de 16 anos, que reside no Recife e também tem histórico de passagem pelos Estados Unidos.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou ambos os casos importados no boletim desta segunda-feira (16), mas não forneceu mais detalhes sobre o quadro de saúde do menino de 10 anos nem da adolescente de 16 anos.

Casos

Ao total, já foram confirmados laboratorialmente, pelo Instituto Evandro Chagas (Pará) e Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), 18 casos do novo coronavírus no Estado. Ao todo, foram notificados, entre o dia 25 de fevereiro e a manhã desta segunda-feira (16), 183 casos suspeitos para a covid-19, com as 18 confirmações, 3 casos prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), 81 descartados e outros 81 ainda em investigação.
Entre os 18 casos confirmados, 4 são de pessoas que tiveram contato com confirmados, o que configura transmissão local do vírus. Até o momento, contudo, não há transmissão comunitária em Pernambuco – ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. O novo coronavírus continua restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.