Desembargadora Margarida Cantarelli e mais 4 pernambucanas estão retidas na Tailândia


Dez turistas – incluindo quatro recifenses – e um guia que estavam no Irã sem conseguir retornar aos seus lares por conta do avanço do coronavírus, tiveram mais uma surpresa ontem.
Após, enfim, conseguirem deixar Teerã com destino ao Aeroporto Internacional de Bangkok, na Tailândia, as passagens de avião para Istambul, na Turquia, foram canceladas em pleno aeroporto e as bagagens devolvidas. A justificativa dada pela companhia contratada é que o governo turco não aceita o desembarque do grupo.
Diante do impasse, os turistas estão tentando alguma companhia que aceite levá-los para “qualquer parte do mundo”. O impasse começou há cinco dias.
No grupo, estão a desembargadora federal Margarida Cantarelli (foto), a juíza federal Marília Ivo, a auditora da Fazenda estadual Maria do Carmo Martins e a coordenadora de pós-graduação da Fafire, Rejane Martins. As turistas saíram do Brasil em 10 de fevereiro com previsão de volta no início de março.
De última hora souberam que o voo havia sido cancelado. “É uma situação extremamente complicada porque nos sentimos soltas no meio do mundo. E sem motivo, porque não há ninguém doente entre nós”, queixou-se Margarida. Segundo ela, a empresa emitiu os bilhetes, o grupo fez o Check-in, recebeu o cartão de embarque, despachou a mala e tudo foi repentinamente cancelado.
A Embaixada do Brasil em Teerã informou que acompanha a situação de turistas brasileiros retidos no Irã com atenção. “Além de manter constante interlocução com 23 turistas, a embaixada tomou providências para auxiliar o pronto embarque de todos nos diversos voos comerciais que ainda operam no Irã. A maioria absoluta já retornou ou está em vias de retornar ao Brasil”.