Sábado: Dia D contra o sarampo em Pernambuco é voltado para público de 5 a 19 anos


Neste início de ano já foram confirmados 11 casos de sarampo em Pernambuco, concentrados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os dados reforçam que o vírus da doença continua em circulação no Estado e a importância de manter a vacinação em dia em todo o grupo prioritário, formado por pessoas de 6 meses a 49 anos. Além das atividades de rotina, já que a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível diariamente nos postos de saúde, no momento, o país vive uma campanha nacional para ampliar a imunização nas crianças e jovens entre 5 e 19 anos. A ação terá seu Dia D neste sábado (15), com a abertura das salas de vacina e de pontos volantes para chegar mais próximo à população. O secretário estadual de Saúde, André Longo, participa da campanha no Recife, juntamente com o secretário de Saúde da capital pernambucana, Jailson Correia, na Upinha 24h Dr. Moacyr André Gomes (Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 5.400, Casa Amarela, Recife). 
Em Pernambuco, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70 mil pessoas entre 5 e 19 anos ainda precisam ser imunizadas. “Em 2019 confirmamos mais de 80 confirmações de sarampo no público prioritário desta campanha. Neste ano, já temos 1 caso confirmado. Esses dados só confirmam a importância desses pernambucanos manterem a caderneta de imunização atualizada. Estamos estimulando os municípios a realizarem ações focadas nessa população e convocando os pais ou responsáveis a aderirem ao Dia D. Precisamos do esforço de todos os entes da sociedade para conseguir quebrar a cadeia de transmissão do sarampo em Pernambuco”, ressalta André Longo.
De rotina, 98 mil doses da vacina contra o sarampo são distribuídas para os municípios pernambucanos mensalmente. Neste mês de fevereiro, o quantitativo subiu para 147 mil. “Todas as cidades estão devidamente abastecidas para realizarem suas atividades de imunização”, pontua a superintendente das Doenças Imunopreveníveis e Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo. “Importante lembrar que as pessoas entre 5 e 19 anos devem ter duas doses da tríplice viral para estar devidamente protegidas. Durante a campanha, é possível iniciar ou finalizar o esquema com a dose que falta. Quem já tomou as duas doses não precisa mais se preocupar”, ressalta a superintendente. 
OUTROS PÚBLICOS
O Dia D de vacinação contra o sarampo é voltado exclusivamente para as crianças e jovens entre 5 e 19 anos. Contudo, nos dias de semana, a tríplice viral continua disponível para todos entre 6 meses e 49 anos. “Já temos casos confirmados na população entre 6 meses e menores de 1 ano e em adulto na faixa etária dos 40 anos, mostrando que a doença pode afetar a todos. A vacina se torna o meio mais seguro e eficaz de proteger nossa população”, ratifica Ana Catarina. Continue reading