Faltam oito meses para eleitores irem às urnas escolher prefeito e vereador


Neste 06 de fevereiro, faltam exatamente oito meses para que os mais de 146 milhões de eleitores dos 5.570 municípios brasileiros se dirijam às urnas para escolher prefeitos, vice e vereadores no primeiro turno das Eleições 2020. 
As eleições este ano são municipais, e os eleitores deverão votar para dois cargos - prefeito (junto com o vice) e vereador – escolhendo um candidato para cada cargo. Na urna eletrônica, primeiro aparecerá a tela para votação no candidato a vereador e, em seguida, a tela para votação no candidato a prefeito. Serão eleitos pelo sistema majoritário um prefeito (e vice) por município, e, pelo sistema proporcional, tantos vereadores quanto forem definidos pela Lei Orgânica de cada município (observados os limites máximos previstos no artigo 29, IV, da Constituição da República).
Segundo turno
O segundo turno pode acontecer quando, em municípios com mais de 200 mil eleitores, nenhum candidato alcança maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. O segundo turno é, então, disputado entre os dois candidatos mais votados, no último domingo de outubro – este ano, no dia 25.
Em 2016 – últimas eleições municipais – foram oito municípios passíveis de irem a segundo turno: todos os desta lista, com exceção de Ribeirão das Neves. O segundo turno ocorreu, de fato, em Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros.
Cadastro eleitoral e biometria
Os eleitores devem ficar atentos à data de fechamento do cadastro eleitoral este ano: 6 de maio. Isso significa que após esta data não será mais possível tirar ou transferir o título e fazer a biometria, para votar nas Eleições 2020. O cadastro eleitoral é fechado nesta data e só reabre em novembro.
Poderão votar nas Eleições 2020 aqueles que tiverem pelo menos 16 anos na data do pleito, e o voto é obrigatório para aqueles que tiverem entre 18 e 70 anos no dia 4 de outubro. Assim, eleitores que tiverem 16 e 17 anos e aqueles com mais de 70 anos no dia da eleição não estarão obrigados a votar.