Famoso no meio político pela simpatia e por não possuir papas na língua ao se referir a seus pares no Palácio do Planalto, o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos, – que já desferiu críticas contundentes aos ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) – desembarca nesta quinta-feira (03) no Recife para uma extensa agenda no Estado. Considerado um dos auxiliares com maior prestígio junto ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), Ramos acompanhará o andamento de obras que contam com recursos federais, se reunirá com prefeitos e concluirá sua visita em um encontro com o governador Paulo Câmara (PSB).
A chegada do ministro ao Recife está prevista para ocorrer às 9h30, quando ele deve seguir para o seu primeiro compromisso oficial, uma passagem pela Estação Cidadania, equipamento construído em uma área de 3 mil metros quadrados em Jaboatão dos Guararapes e que contará com espaços como quadra poliesportiva coberta, pista de skate, pista de cooper, instrumentos para a prática de alongamento e ginástica, área de lazer com parque infantil, cine-teatro e biblioteca, por exemplo. O governo federal está investindo R$ 2,02 milhões no projeto, que conta também com o aporte de R$ 1,26 milhão da gestão municipal. Cerca de 2 mil famílias do bairro da Vila Dois Carneiros serão beneficiadas.
“Receber o ministro Luiz Eduardo Ramos no nosso município tem uma importância relevante, porque mostra que há uma atenção especial do governo federal a Jaboatão. Isso se dá porque temos apresentado projetos, principalmente de natureza social, que precisam dessa parceria. A Estação Cidadania, que vamos vistoriar, é um grande exemplo disso, por isso tenho muito a agradecer por esse apoio que estamos recebendo”, declarou Anderson Ferreira (PR), prefeito de Jaboatão. O general Ramos é o segundo ministro de Bolsonaro que Anderson, duro adversário de Paulo Câmara, recebe no seu reduto. A primeira a visitar a cidade foi à ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves, em setembro.
Às 14h, Ramos tem encontro marcado com os demais prefeitos do Estado na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). De acordo com o órgão, os gestores municipais devem apresentar ao auxiliar do presidente da República pautas de interesse do grupo, como a cessão onerosa do pré-sal e as reformas tributária e da Previdência. “Na minha visão, a vinda do ministro mostra que o canal de diálogo da Presidência com os municípios está aberto. Ao mesmo tempo, essa visita cria a expectativa do anúncio de algum programa, de alguma iniciativa que estreite ainda mais a relação do governo federal com as prefeituras”, afirmou o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB).
Encerrando sua passagem pelo Estado, Luiz Eduardo Ramos se reúne, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), com o governador Paulo Câmara. Os temas que serão abordados no encontro não foram divulgados.
PENoticias