Aprofundar a conjuntura vivenciada
pelo estado e pelo país, discutindo as ações estratégicas para 2018,
especialmente no que se refere a conscientização de suas bases para o processo
eleitoral. Esse é o principal objetivo da FETAPE (Federação dos Trabalhadores
Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco)
com a realização de um Giro pelo Estado, desde o início deste segundo
semestre. Esta semana, as visitas ocorrem aos Sindicatos dos Trabalhadores e
Trabalhadoras Rurais Calumbi, Flores, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra
Talhada, São Jose do Belmonte, Cedro, Salgueiro, Terra Nova, Serrita,
Mirandiba.
A Fetape, desde o ano passado, vem
realizando uma série de ações (audiências públicas, participação em
atividades-chave dos municípios e mobilizações de rua) para chamar a atenção
dos governos e da sociedade para o momento de ameaça aos direitos dos
trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os rurais. Com esse gancho,
o presidente da Federação, Doriel Barros, juntamente com diretores mais
diretamente ligados aos Polos Sindicais, têm fortalecido o diálogo com as
lideranças sindicais, na perspectiva da implementação do Projeto Político do
Movimento Sindical Rural para 2018.
Com as informações resultantes dessas
escutas, a FETAPE poderá, entre outras questões, decidir que estratégias
utilizará, no ano que vem, para que a população do campo de Pernambuco vote de
forma consciente, sem esquecer dos políticos que têm votado contra os
trabalhadores e trabalhadoras, seja no que diz respeito ao golpe, com o
impeachment da presidenta Dilma e o impedimento das investigações relacionadas
ao presidente Temer; seja a favor da reforma trabalhista e da Lei da
Terceirização, que foram grandes violações aos direitos conquistados
durante anos e anos de luta.
Outra questão que estará em pauta, é
o apoio a candidaturas que dialoguem diretamente com as bandeiras de luta do
Movimento Sindical Rural. A FETAPE, ao longo dos anos, tem estimulado as
lideranças sindicais a colocarem seus nomes à disposição de cargos eletivos.
Por isso, atualmente, existem prefeitos/as, vice-prefeitos/as e vereadores/as
que foram apoiados pelo Movimento. Isso sem contar o fato de a Federação ter
conseguido eleger, por dois mandatos consecutivos, o primeiro agricultor familiar
a ocupar um assento na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que foi o deputado
Manoel Santos (falecido em 2015).
