A propaganda do Partido dos Trabalhadores que será exibida na televisão em Pernambuco neste sábado (22) e na próxima terça-feira (25) terá um vídeo do ex-presidente Lula. Um mês antes de iniciar a caravana de 20 dias pelo Nordeste, o líder petista usou o vídeo para se defender da condenação na Operação Lava Jato e criticar o governo Michel Temer (PMDB).
“Resolveram me condenar sem provas, mas o que eles fizeram comigo é pouco comparado às injustiças que estão cometendo com o povo brasileiro”, diz Lula na inserção. “O desemprego, o corte dos investimentos em educação e saúde, o aumento da pobreza e da violência, ainda mais a reforma da Previdência. Nada isso interessa aos brasileiros.”
Os vídeos que foram ao ar no início da semana já faziam a defesa de Lula através do senador Humberto Costa, líder da oposição na Casa, e do presidente do partido no Estado, Bruno Ribeiro. Os petistas afirmam que é “política” a decisão do juiz Sérgio Moro, que atribuiu ao presidente uma pena de nove anos e seis meses de prisão, para inviabilizar a candidatura de Lula em 2018. Se for condenado em segunda instância até lá, o ex-presidente não poderá disputar novamente o cargo.
Pernambuco
Outro foco da propaganda é a campanha estadual. Após duas eleições sem lançar candidatos, o Partido dos Trabalhadores se prepara para ter um nome na chapa majoritária. A escolhida deve ser a vereadora do Recife Marília Arraes, filiada ao partido há um ano e meio, desde que rompeu com o PSB por causa de conflitos pela condução da legenda pelo primo Eduardo Campos. Ela aparece nos vídeos criticando o governador Paulo Câmara (PSB).
Blog Marcos Montinely