TIRO NO PÉ: VEJA O QUE DIZ O BLOG DO NILL JUNIOR EM JULHO DE 2013 SOBRE IDH-ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO MUNICÍPIO DE FLORES-PE

IDH-Índice de Desenvolvimento Humano do município de Flores, constatado pela ONU em 2010, foi o pior do Sertão do Pajeú.
Nos últimos 8 anos, o município sequer conseguiu superar cidades menores da região.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com a publicação, a cidade com o IDHM mais elevado é São Caetano (SP), e os municípios que tiveram maior evolução no quesito "renda" são das regiões Norte e Nordeste.
Porém, na contramão deste crescimento, nosso município de Flores estancou seu índice e fechou o ano de 2010 como o lugar de menor desenvolvimento humano da região. O resultado, lamentável, é fruto de uma política de saúde, educacional e econômica, equivocada e maquiada com propagandas que, pelo que se noticiava, esperava-se índices mais razoáveis. O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (saúde), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).
Em 20 anos, 85% dos municípios brasileiros saíram da faixa de “muito baixo desenvolvimento humano”, segundo classificação criada pelo Pnud. Atualmente, 0,57% dos municípios, ou 32 cidades das 5.565 do país, são consideradas de “muito baixo desenvolvimento humano”. Quase, nossa querida Flores, com IDHM: 0.556, não ficou entre elas, ainda assim ficamos numa colocação considerada “BAIXA” pela ONU, e ocupando o último lugar do Sertão do Pajeu, atrás de municípios menores como Calumbi (0,571), Breginho (0,574), Quixaba (0,577) e Solidão (0,585).
As faixas classificatórias do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDHM) são: "muito baixo" (0 a 0,499); "baixo" (0,500 a 0,599); "médio" (0,600 a 0,699); "alto" (0,700 a 0,799) e "muito alto" (0,800 a 1).
Veja ranking completo do Pajeu (Fonte: Blog do Nill Júnior):
postado em 31 de jul de 2013