O que se sabe sobre o diagnóstico de câncer do rei Charles III

O Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda-feira (05) que o rei Charles III foi diagnosticado com uma forma de câncer, mas não especificou detalhes sobre o tipo da doença. O monarca iniciou o tratamento e vai ficar fora da vida pública até a recuperação.

O Palácio de Buckingham disse que não irá divulgar mais detalhes sobre a doença do rei neste estágio do tratamento. No entanto, confirmou que não se trata de câncer de próstata.

O Rei Charles foi submetido a um procedimento corretivo para o aumento da próstata, há pouco mais de uma semana. O monarca passou três dias no hospital e durante esse período fez uma série de exames, que detectaram o câncer.

O Palácio de Buckingham também não divulgou detalhes do tratamento, mas afirmou que o monarca é acompanhado por uma equipe de especialistas. Não se sabe ainda se Charles é tratado pelo sistema público de saúde britânico — o NHS, que é referência na Europa — ou em um hospital da rede privada.

O rei retornou nesta segunda-feira (05) a Londres, depois de uma viagem a Sandringham, e deve permanecer na capital britânica neste período.

Segundo o Palácio de Buckingham, o rei Charles se afastará da vida pública durante o período de tratamento. No entanto, ele vai continuar como chefe de Estado, mantendo reuniões privadas e despachando com autoridades quando necessário.

“Sua Majestade iniciou hoje um cronograma de tratamentos regulares, durante o qual foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público”, disse o palácio.

“Ao longo deste período, Sua Majestade continuará a realizar os negócios do Estado e a documentação oficial como de costume”, acrescentou.

De acordo com a família real, o rei decidiu divulgar seu estado de saúde para evitar especulações. Além disso, Charles quer conscientizar a população sobre a situação das pessoas que sofrem de câncer.

O Palácio de Buckingham disse que não divulgará diariamente o estado de saúde do rei, como uma forma de preservar sua privacidade.ViaPEnoticias