Posse de Dom Paulo Jackson reunirá presidência da CNBB e cerca de 12 mil pessoas, no Recife

A cerimônia de posse canônica do novo arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, deverá reunir cerca de 12 mil pessoas. Entre os presentes estarão o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da conferência, dom João Justino; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da entidade, dom Ricardo Hoepers.

A solenidade será, no próximo domingo (13), a partir das 15h, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, que fica localizado na zona sul da capital pernambucana, e reunirá também os bispos e arcebispos das 17 dioceses e quatro arquidioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB. A liturgia poderá ser acompanhada ao vivo por fiéis de todo Brasil pela TV Evangelizar.

De acordo com informações divulgadas pela arquidiocese, nesta terça-feira (8), entre as autoridades civis, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito do Recife, João Campos, confirmaram presença. Além dos leigos e leigas das 150 paróquias da Igreja local, ainda são esperados 300 sacerdotes da arquidiocese, 70 diáconos, 100 seminaristas e centenas de religiosos e religiosas.

Para melhor acolher os fiéis e prepará-los para o evento histórico que marcará a posse canônica do 9º arcebispo de Olinda e Recife, os portões do Geraldão serão abertos ao meio-dia. A partir das 14h, o padre e cantor Damião Silva sobe ao palco para conduzir um momento de louvor e oração.

Rito

Dom Paulo Jackson será recebido, às 15h, pelo Colégio de Consultores da Arquidiocese de Olinda e Recife no portão principal do ginásio, de onde iniciará uma volta na área interna para saudar todos os presentes no local. Após a paramentação, terá início a Santa Missa com o rito de posse.

A transmissão do cargo começará com a leitura das letras apostólicas feita pelo chanceler da Cúria Metropolitana de Olinda e Recife, padre Cícero Ferreira de Paula. Em seguida, o administrador apostólico e, dom Fernando Saburido, entregará o báculo, do Servo de Deus dom Vital, a dom Paulo Jackson e o conduzirá à cátedra, iniciando a Celebração Eucarística.

Ao final, dom Saburido abrirá os discursos, seguido de um representante do clero, da governadora Raquel Lyra e do prefeito João Campos.