Greve no Metrô do Recife é suspensa por 48h e linhas voltam a operar normalmente até quarta-feira

Após a realização de uma segunda audiência de conciliação entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ficou decidido que a greve dos trabalhadores do Metrô do Recife será suspensa por 48 horas, a partir desta segunda-feira (07).

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), que intermediou a reunião, o prazo começou na tarde de segunda e segue, ao menos, até as 14h desta quarta-feira (09), quando está prevista mais uma rodada de negociação.

A CBTU informou que os representantes do sindicato aceitaram a suspensão da greve e a operação deveriam ser retomada às 22h desta segunda-feira, após a categoria se reunir em assembleia para discutir a decisão. Segundo informações, os trabalhadores aprovaram, em votação, a suspensão da greve. Mas decidiram voltar às atividades apenas a partir da meia-noite de ontem.

De acordo com o TRT-6, os metroviários, em greve há cinco dias, aguardam uma contraproposta da CBTU, que será discutida na próxima audiência.

Na manhã desta segunda-feira, a CBTU e o sindicato já haviam fechado um acordo para que o Metrô do Recife operasse com 100% da capacidade nos horários de pico, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. No restante do dia, as estações estavam fechadas.

Desde a quinta-feira (03), primeiro dia da greve, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) determinou que o Sindicato dos Metroviários garantisse a circulação de 60% da frota em horários de pico e 40% nos demais períodos. Em caso de descumprimento, é aplicada uma multa diária de R$ 60 mil.

Viapenoticias