Metroviários decidem sobre greve nessa quarta-feira e metrô do Recife poderá parar novamente

Os passageiros do transporte público da Região Metropolitana do Recife poderão ter que lidar, mais uma vez, com novas paralisações do Metrô do Recife, após sofrer com seis dias de greve dos motoristas de ônibus.

Nesta quarta-feira (02), os metroviários voltam a realizar uma assembleia da categoria para votar uma possível greve geral do Metrô do Recife. A assembleia acontece às 18h, na Estação Recife, localizada no bairro de São José, Centro do Recife. O encontro, na verdade, aconteceria nesta terça-feira (1º), mas foi adiado exatamente para ampliar as chances de alguma negociação favorável às reivindicações dos metroviários.

E, segundo o Sindicato dos Metroviários (Sindmetro), esse adiamento poderá dar certo e evitar a aprovação de uma greve geral. Isso porque o governo federal teria dado uma sinalização de discutir o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 e a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND).

"O Sindmetro-PE participou de uma reunião virtual na tarde da segunda-feira (31) com a Secretaria Geral de Diálogo da Presidência da República, na qual ficou acordado que para a discussão do nosso ACT é necessária uma reunião entre a CBTU, Sindicato dos Metroviários de PE, Sindicato dos Ferroviários do NE, e como mediadores a Secretaria de Diálogos e convidados, a SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), o Ministério do Trabalho e a Secretaria do PPI. Essa reunião ocorrerá no máximo até esta quarta-feira, durante o dia, antes da assembleia geral”, disse.